Pronunciamento

Dr Vicente - 049ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/06/2023
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Relata que no dia 6 de junho é celebrado o "Dia Nacional do Teste do Pezinho", feito com algumas gotinhas de sangue, retiradas do calcanhar dos recém-nascidos, para detectar seis tipos de doenças que, caso seja precocemente, pode fazer com que a criança não tenha alterações muitas vezes graves em sua vida.
Menciona lei de sua autoria que obriga os laboratórios a notificar à Saúde Pública dos Municípios a existência de um teste alterado, e que ela possa comunicar a busca ativa desses pais, explicando-lhes os procedimentos que terão que fazer. Assim sendo, falou à Secretária Estadual de Saúde que é inquietante essa dificuldade de serem mandados os testes para um laboratório no Paraná, pois o atraso em informações é crucial para tomada de decisões rápidas e, por isso, solicita um centro de triagem aqui em Santa Catarina. Reporta-se à implementação da nova política instituída pelo Ministério da Saúde para se estabelecer a detecção de mais 14 doenças, com o Teste do Pezinho, porque assim haverá um rastreamento maior nas crianças.
Registra o falecimento do Doutor Alberto Gugelmin Neto, Presidente da Unimed de Santa Catarina, que desenvolveu suas atividades na cidade de Mafra. Destaca o seu empreendedorismo, que fez com que milhares de vidas fossem bem acompanhadas através do Sistema Unimed. Demonstra pesar e o reconhecimento da Assembleia Legislativa através da Comissão de Saúde. Afirma que ele criou na Unimed o programa "De Repente o Câncer". [Taquígrafa: Eliana]