Pronunciamento

Dr Vicente - 018ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 21/03/2023
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Discorre sobre a grande movimentação em favor da Frente Parlamentar Santa Catarina/Itália e menciona que alguns acontecimentos interessantes estão ocorrendo. Diz que será necessário realizar um tratado entre esta Assembleia e a Assembleia italiana, lembrando que já existem três tratados de cooperação, porém, muito antigos.
Comenta que grande parte dos imigrantes italianos vieram do sul da Itália e por isso os tratados devem ser celebrados. Informa que já solicitou uma representação consular no Estado, recebendo do próprio Cônsul a notícia do interesse em abrir em Florianópolis um consulado. E isso está se concretizando, as comunicações estão avançadas e tem recebido o apoio do Governo do Estado para a implantação e abertura deste tão esperado consulado em Santa Catarina.
Reforça que a abertura deste espaço facilitará os negócios entre os países e comemora, sendo isso uma grande vitória do Parlamento catarinense.
Faz menção à visita da secretária da Saúde em Jaraguá do Sul, na próxima quinta-feira, onde inaugurará uma ala no Hospital São José, fazendo atendimentos via SUS com parceria da prefeitura e com emendas destinadas por seu mandato. Diz que o objetivo é transformar o hospital em referência de cirurgia cardiovascular.
Deputado Nilso Berlanda (Aparteante) - Parabeniza a fala do deputado e diz que a abertura do consulado facilitará as negociações entre Brasil e Itália.
Deputado Lunelli (Aparteante) - Demonstra o seu apoio ao espaço consular e coloca-se à disposição. [Taquigrafia: Guilherme]