Pronunciamento

Dr Vicente - 093ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/10/2023
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Manifesta-se, na tribuna, para falar do falecimento da senhora Teresa Maria Rubini Nicoluzzi, prestando-lhe uma homenagem e trazendo seus sentimentos de pesar a toda família, uma pessoa muito especial, para Jaraguá do Sul, que fundou a APAE desse Município em 1973. Fala da sua emoção ao saber que seus pais também fizeram parte dessa fundação.
Menciona a proliferação de escolas médicas, e percebe que se enfrenta a necessidade de formação cada vez mais intensa de profissionais médicos. Mas, também percebe, ao afirmar que está havendo a prescrição indiscriminada de corticoide, são vendidos sem controle, e que deveria ser como os antibióticos, que tem um receituário controlado para evitar problemas. O corticoide sem controle pode levar à diabetes, hipertensão arterial, e a outras complicações.
Esclarece que, juntamente com outros médicos e pesquisadores da UFSC, estão procurando investigar isso e fazer com que haja um melhor controle do uso desse medicamento, e que isso passa, sim, pela formação médica. Informa que fez uma indicação dirigida à Anvisa com um pedido de alerta para que esse medicamente tenha uma prescrição controlada.
Deputado Lunelli (Aparteante) - Parabeniza-o por sua colocação, diz que Jaraguá do Sul, hoje, está consternada com esse falecimento. Ressalta que o Deputado sempre trabalhou doando parte de sua vida às questões da Apae. [Taquígrafa: Eliana]