Pronunciamento

Dr Vicente - 043ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/05/2015
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Sr. presidente, srs. deputados, público presente, telespectadores da TVAL, ouvintes da Rádio Alesc Digital, quero iniciar parabenizando a bravura do nosso deputado Dirceu Dresch.
Ainda há pouco ouvi um discurso efusivo a respeito das situações que envolvem o governo federal dando uma turbinada na sensação do Brasil e do estado de que as coisas vão bem. Acho que o amigo e colega, deputado Dirceu Dresch, tem todo o direito e parabenizo-o por ser uma pessoa coerente. Feliz do país que tivesse os deputados que seguissem as cartilhas dos seus partidos e que fossem reconhecidos por isso.
Toco neste assunto em razão de uma visita que fiz, ontem, ao Congresso Nacional para prestigiar o sr. Dalírio Beber quando assumiu a cadeira de senador. Ele é amigo meu, fundador do partido aqui no estado, uma pessoa de caráter que já esteve no governo do estado por várias vezes, ou seja, uma pessoa que tem tudo para fazer um belo trabalho representando o nosso estado, sobretudo na região de Blumenau, da qual ele é morador há décadas.
Digo isso, porque ontem conversei com várias lideranças de vários partidos. Falei com José Serra, com Aloysio Nunes Ferreira, com Arlindo Chinaglia, que foi meu companheiro quando fui deputado federal no Congresso Nacional, na comissão de Seguridade Social e Família e a única coisa que temos, deputado Dirceu Dresch, é que não há consenso algum para reforma política. Esse foi o consenso de ontem, quer dizer, não existe nenhum ponto na tal reforma política que possamos dizer que será aprovado.
Estive lá com o ex-senador e deputado estadual, meu companheiro de bancada Leonel Pavan, para apreciar essa movimentação toda. Ontem foi um dia especial quando foi feita a votação final da aprovação ou não do ministro Luiz Edson Fachin, que hoje é ministro do STF e também com a presença do primeiro-ministro Chinês, que veio prestigiar o Brasil com o banco Chinês, que hoje em dia é uma das instituições mais poderosas do mundo. E acompanhamos tudo isso lá com bastante curiosidade, acima de tudo pelo interesse nacional a respeito de tudo que vem pela frente, do grande investimento que a China fará.
Então, há certas coisas que vemos, analisamos e vamos acompanhando e que realmente nos dão certa preocupação. Tomara deputado Dirceu Dresch, que v.exa. esteja certo, que o Brasil esteja voltando a ser um país confiável. Não é essa a impressão que tenho e também não é essa impressão que dá quando vejo que a única esperança que os prefeitos de Santa Catarina têm é o purgatório do Badesc!
Não tem mais lugar para correr porque o governo não tem dinheiro, não tem dinheiro da prefeitura, e agora acabou o dinheiro do Badesc.
Então, eles não têm mais para onde correr e eu tenho visto prefeitos que saem com os olhos mareados. Não há mais o que fazer! É um absurdo o que está acontecendo. Isso significa que as reformas que tanto se fala, a mais importante de todas, é revermos essa situação nacional toda onde estão indo os dinheiros dos impostos. Que cada um dos poderes constituídos reveja seus gastos, suas promoções, reveja os seus direitos, suas vantagens, muitas das quais são excessivas, para que a gente possa de novo conviver num Brasil onde pagar imposto seria o significado de receber um benefício por algum tipo de recompensa, seja na Saúde, Educação, Assistência Social e na Infraestrutura. O que se vê hoje em dia não é bem isso.
O Sr. Deputado Leonel Pavan - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Pois não!
O Sr. Deputado Leonel Pavan - Nobre deputado e amigo deputado Dr. Vicente Caropreso, nós que estivemos juntos em Brasília ontem.
Primeiramente, quero enaltecer a sua presença lá em Brasília, v.exa. que foi deputado federal, quantas e quantas pessoas que ainda se recordam da sua brilhante passagem pela Casa Legislativa brasileira, a Câmara Federal, pelo trabalho que v.exa. desenvolveu em prol do nosso país e do estado de Santa Catarina.
Nós encontramos inúmeras pessoas e algumas delas mencionavam o seu nome como um dos grandes parlamentares que o Brasil já teve naquela Casa.
Portanto, querido amigo deputado Dr. Vicente Caropreso, foi uma honra para nós estarmos lá, porém, num momento difícil, jamais gostaríamos que fosse dessa forma, os fui senador quando Luiz Henrique foi governador e também seu vice-governador, mas fomos à posse do nosso querido amigo Dalírio Beber, que vai dar sequência ao trabalho de Luiz Henrique da Silveira.
A legislação é assim mesmo, a Constituição foi feita dessa forma. É para o suplente substituir, no caso a vacância do cargo, e o Dalírio Beber, esse grande homem do nosso partido, não só dará sequência como irá enriquecer ainda mais aquele Parlamento.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Valmir Comin) - Deputado Vicente Caropreso, esta Presidência concede mais um minuto para que v.exa. possa finalizar o seu pronunciamento.
O SR. DEPUTADO DR. VICENTE CAROPRESO - Obrigado sr. presidente, falo hoje também, infelizmente, não pude falar no dia 18 e nem ontem, como presidente da comissão de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do dia 18 de maio, que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Nós sabemos que o Brasil vem dando passos largos na defesa dessa situação, mas muita coisa ainda tem que ser feita, apesar de a lei, aprovada recentemente, evita que seja dada qualquer tipo de regalia à pessoa que for condenada por essa situação.
Fica então, a minha lembrança para esse dia memorável, dia 18 de maio, que foi marcado, infelizmente, pelo assassinato e estupro de uma menina chamada Araceli Sánchez, em Vitória, em 1973. E a deputada Rita Camata fez o projeto de lei que foi sancionado no ano de 2000, para proteger essa situação grave que ocorria no país e que ainda infelizmente como nação nós nos envergonhamos dessa situação.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)