Pronunciamento

Dr Vicente - 032ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/04/2018
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Fala sobre a precária condição de atendimento nas agências do INSS do estado, destacando que tem recebido muitas reclamações de contribuintes que aguardam meses para o atendimento e posterior análise do seu benefício. Registra que os atrasos nas concessões são causados por conta da insuficiência absoluta de pessoal devido à aposentadoria em massa de servidores, e a não recomposição do quadro por parte do governo federal.
Comenta que em fevereiro encaminhou ofício para a superintendência regional do INSS, com sede em Florianópolis, cobrando informações a respeito da convocação dos aprovados no concurso público realizado no ano de 2015, não obtendo uma resposta satisfatória. Admira-se que em todo este tempo não foi possível informar quando será suprida essa defasagem. Também protocolou em Brasília ofício solicitando providências imediatas do Ministério da Previdência Social quanto às falhas no atendimento.
Lamenta a falta de solução para a situação que tem prejudicado inúmeros catarinenses, gerando demandas judiciais, com ações que também travam na Justiça, trazendo prejuízos enormes para o próprio INSS. Ressalta que apesar das medidas para diminuir o impacto da falta de servidores para atendimento à população com a adoção do processo previdenciário virtual, a atenção do poder público para esta instituição é deficitária. Pede apoio da Casa para assegurar o agendamento e análise dos benefícios em prazo razoável para a população, bem como o atendimento de forma adequada de todos os contribuintes.

Deputado Gabriel Ribeiro (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelas colocações, assegurando que Santa Catarina é abandonada pelo governo federal, e que apesar de ser o sexto estado que mais arrecadou tributos federais, ainda assim é o quarto estado que menos recebeu investimentos e atenção. Afirma que paga-se a conta de um governo federal inoperante e que não dá atenção para um estado que trabalha para o progresso nacional. [Taquígrafa: Sara]