Pronunciamento

Dr Vicente - 086ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/09/2023
DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Agradece o privilégio de poder participar da missão oficial da Assembleia Legislativa à Itália e convida para a primeira reunião da Frente Parlamentar Santa Catarina - Itália, que acontecerá no dia 27 de setembro, às 11h.
Comemora a realização da primeira cirurgia cardíaca aberta, pelo SUS, no Hospital São José, de Jaraguá do Sul. Parabeniza os médicos cirurgiões, os funcionários do hospital e toda equipe pelo sucesso e pelo nível de medicina praticado. Enfatiza que o hospital é mantido pela comunidade e conta com a participação do setor produtivo, recebendo também repasses dos governos municipal, estadual e federal.
Registra ainda que, desde março deste ano, após receber a autorização para a prática dos procedimentos cardiovasculares, já foram realizados 362 cateterismos, 87 angioplastias e 22 marca-passos. Informa que estes pacientes eram encaminhados ao Município de Mafra, algo que poderia dificultar e muito o tratamento de um cardíaco.
Por fim, comunica que haverá uma reunião com o Governador para requisitar atenção continuada aos hospitais, tendo em vista que à medida que a alta complexidade aumenta os custos também aumentam.
Solicita à assessoria que faça a exibição do vídeo produzido pelo Hospital São José. [Taquigrafia: Milyane]