Pronunciamento

Dirceu Dresch - 023ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/04/2018
DEPUTADO DIRCEU DRESCH (Orador) - Demonstra preocupação com a situação do setor da carne catarinense e brasileiro, trazendo o exemplo do município de Capinzal, que foi atingido pela crise na BRF, paralisando a atividade de três mil funcionários e prejudicando direta e indiretamente aproximadamente dez mil trabalhadores envolvidos na atividade, como agricultura e transporte, além de outros setores da economia regional.
Critica o setor agroindustrial pela forma como está organizado e pelo processo de exploração que exerce sobre os trabalhadores e os agricultores. Afirma que o Brasil adotou a estratégia de desenvolver cadeias produtivas com a logística do sistema agroindustrial, quando infelizmente quem paga a conta é sempre lado mais fraco.
Menciona, ainda, que existe uma articulação de fora para tomar conta de alguns setores em que o Brasil vinha se destacado, como petróleo, construção pesada e das carnes, situação esta que está trazendo desemprego, miséria, e afetando duramente a economia e a arrecadação de impostos.
Comenta que a presente data é um dia muito importante, quando o STF faz um julgamento, esperando que seja de fato técnico. Lamenta que o Judiciário tenha perdido o seu papel constitucional, passando a fazer política, mas ressalta a sua esperança em que a lei seja cumprida. [Taquígrafa: Sara]