Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 113ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/11/2019
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Relembra o mês de novembro de 2008, data em que a tragédia de Itajaí completa 11 anos, devastando notoriamente o Morro do Baú, em Ilhota, com 135 mortos, além de afetar em torno de 60 cidades e mais de 1 milhão de pessoas no estado catarinense.
Diz que à época era comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Itajaí, desempenhando com destreza as operações de busca e salvamento, com a participação dos bombeiros comunitários e voluntários, Defesa Civil e Exército. Após recordar o calamitoso evento, comenta que o Vale do Itajaí e Santa Catarina uniram-se na prevenção de novos desafios climáticos, citando a sede regional de Defesa Civil, vinculada ao Governo do Estado, além de equipamentos para monitorar os rios.
Quanto à participação do governo federal, informa que existe um projeto de dragagem do Rio Itajaí-Mirim, tema da audiência pública em Itajai, de sua proposição, para o dia 9 de dezembro. Complementa, mencionando o uso de recurso federal cujo financiamento disponibilizado pelo BNDES ao governo de Santa Catarina, em torno de 700 milhões de reais, e recomenda a utilização também do montante na construção da barragem de Botuverá que, junto com a dragagem do Itajaí-Mirim, resolveria as cheias também em Brusque.
Continuando o tema sobre eventos climáticos, fala que infelizmente é uma realidade brasileira, muitas vezes agravada pela expansão de construções sem nenhum planejamento, que precisa ser combatida por meio da reeducação e respeito ao meio ambiente. Acrescenta que o governo de Santa Catarina é pioneiro na emissão de alertas por mensagem SMS da Defesa Civil, e afirma que tais fatores tornam o estado catarinense referência mundial na proteção da população.
Por fim, apresenta um vídeo, dentre uma série deles, sobre tais tragédias climáticas, ressaltando a força, a solidariedade e a união de Santa Catarina. [Taquígrafa: Elzamar]