Pronunciamento

CORONEL MOCELLIN - 105ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 12/11/2019
DEPUTADO CORONEL MOCELLIN (Orador) - Enaltece a Segurança Pública e seus agentes, que fazem de Santa Catarina o estado mais seguro do país, ressaltando também que a defasagem salarial não os impede de prestar seus serviços de forma continua.
Comenta da dificuldade em ser policial no Brasil, onde pelo menos um agente é morto por dia. Não obstante, enfrentam duras jornadas de trabalho pela necessidade constante que surge a cada momento.
Lembra que a atividade policial é extremamente estressante, levando muitas vezes à depressão e até havendo casos de suicídio. Cita que a cada dia não trabalhado por esses servidores, independente do motivo, eles têm o seu salário reduzido, isto é, estão sujeitos à perda da Iresa, cerca de 20% do seu salário.
Por tudo isso, considera importante valorizar igualmente a todos os policiais, civis, militares, bombeiros, todos os agentes da segurança pública catarinense. Neste sentido, diz que há uma forte discussão envolvendo a incorporação da Iresa, que está sofrendo questionamento judicial.
Registra que o governo iria enviar um projeto de lei resolvendo a situação apenas para a Polícia Civil, mas recuou devido a novo entendimento do Iprev. Declara que o tratamento igualitário entre as carreiras trouxe tranquilidade nas atividades e a transformou na melhor segurança pública do Brasil.
Afirma que os agentes de segurança pública estão há 6 anos sem reposição salarial, com uma defasagem de 40%, e apela ao governador que envie um projeto a esta Casa visando a atualização dessa defasagem, mesmo que seja um cronograma para iniciar o pagamento em 2020.
Fala ainda sobre as diárias recebidas, que estão aproximadamente há 15 anos sem reajuste, e faz um apelo para que nesta Operação Veraneio o governo tome providencias, pois o reforço que atua vem de fora, e finaliza pedindo igualdade entre as corporações de segurança pública referente a Iresa.

Deputado Sargento Lima (Aparteante) - Pede ao governador que apresente um cronograma de trabalho já neste ano, visando o reajuste para 2020. [Taquigrafia: Guilherme]