Pronunciamento

Cesar Valduga - 002ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/02/2015
O SR. DEPUTADO CESAR VALDUGA - Quero cumprimentar o sr. presidente, o deputado Mario Marcondes, deputado Dirceu Dresch, a deputada Ana Paula Lima, também todo o povo catarinense, o deputado Rodrigo Minotto.
Nesta minha primeira manifestação na tribuna gostaria de cumprimentar também todos os servidores desta Casa, porque temos sido muito bem recebidos, muito bem acolhidos. E com suas experiências e profissionalismo esses funcionários vão engrandecer cada vez mais o nosso trabalho. Com muita presteza nos receberam bem desde o primeiro dia.
Cumprimento a população catarinense, de forma especial o povo de Chapecó, nosso grande oeste do estado, a cidade de Capinzal, Ouro, Zortéa, Campos Novos e São Miguel, cidades importantes pela questão geográfica e também no setor produtivo, pela agricultura pujante e por seus trabalhadores.
Venho a esta tribuna neste momento com muita satisfação e grande emoção no coração para irradiar energia, sinergia.
Quero agradecer a toda população catarinense pela confiança que recebemos nessa última eleição, transmitindo confiança, mas também transmitindo esperança, porque isso é o que o povo do nosso estado espera deste Parlamento, principalmente na prerrogativa de legislar, de fiscalizar e cooperar com os atos do Poder Executivo, já que é esta a nossa verdadeira função. É para isso que estamos aqui, fiscalizar os Poderes. E essa confiança depositada nos parlamentares sem dúvida nenhuma irradia esperança para todo o nosso povo catarinense.
Nós parlamentares temos uma grande responsabilidade, deputado Rodrigo Minotto, deputado Mário Marcondes e todos os outros parlamentares novos que estão chegando a esta Casa com muita vontade, com muita energia, com o sentimento público de lutar pelo estado de Santa Catarina. E deste deputado não faltará vontade, dedicação e comprometimento, acima de tudo, para com o povo catarinense.
Venho da estrutura de movimentos sociais e lembro-me de que estive 12 anos envolvido num projeto socioeducativo e ecológico, chamado Projeto Verde Vida, no município de Chapecó. Foram anos em uma região rotulada muitas vezes pela sociedade, com muita desigualdade social. Mas conseguimos consagrar um projeto de envergadura, de trabalho social e ambiental, que será uma das minhas bandeiras.
Neste momento, em Santa Catarina, devemos ser protagonistas também da reforma política que tanto se fala. Sabemos que os verdadeiros protagonistas são os que estão na esfera pública, os Parlamentos, o Poder Judiciário, a própria OAB faz um movimento em todo o país, e não podemos deixar de fazer esse debate nesta Casa.
As transformações vão acontecer, principalmente a partir da reforma política. Uma reforma política em que se acabe o toma lá da cá, em que se acabe com o dando que se recebe, em que se acabe com o "compadrilho".
Então, a esperança do povo brasileiro, a esperança do povo de Santa Catarina está depositada neste Parlamento através dos seus deputados, para que possam, sim, usar as verdadeiras prerrogativas e o consentimento público para lutar para o povo de Santa Catarina.
Além da questão da reforma política, precisamos também criar várias frentes do nosso estado, a Frente Parlamentar do oeste de Santa Catarina, do sul, enfim, para tratar de questões pontuais e relevantes ao nosso povo.
Falo em nome do oeste do nosso estado, que é a questão da duplicação e trechos da nossa BR-282. Sentando para conversar há poucos dias com representantes dos movimentos sociais, deputado Leonel Pavan, com o movimento do setor produtivo, vimos que há questões pontuais e urgentes em nosso estado.
Mas não vai faltar boa vontade por parte do governo do estado, pelo que temos acompanhado em todos os debates, não vai faltar de nós energia para que possamos, nas questões pontuais, avançar e melhorar a qualidade de vida do nosso povo, com mais igualdade social, mais desenvolvimento econômico. E sempre tive como filosofia que sem o econômico não se faz o social. Precisamos andar juntos nessa empreitada e nunca nos esquecermos do nosso homem do campo, do nosso agricultor, que dá o alimento de cada dia nas nossas mesas.
Não vai faltar também, sem dúvida alguma, essa luta pela segurança pública, essa construção que temos que fazer irmanados com o governo federal, irmanados com o governo do estado, porque daqui para frente não vai adiantar muito olharmos pelo retrovisor, teremos que olhar para o futuro, lá na frente e buscarmos novas molduras nas políticas do estado de Santa Catarina.
Quero desejar à Mesa Diretora sucesso, como também a todos os deputados, nessa caminhada e que, acima de tudo, Deus nos dê muita força e sabedoria para que possamos desenvolver um trabalho à altura do nosso povo catarinense.
Um grande abraço e que Deus os abençoe.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)