Pronunciamento

Cesar Valduga - 079ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 01/08/2018
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador)- Discorre sobre a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que está vivenciando um grande sucateamento. Ressalta que o famigerado processo de desmonte quer inviabilizar o funcionamento da empresa mais antiga do Brasil, com a falta de servidores e omissão na publicação de editais de concursos públicos.
Menciona a realização de audiência pública para tratar da redução, no quadro de funcionários da ECT, informando que em 2007, eram cinco mil, atualmente em torno de quatro mil e deverá cair para três mil, com o programa de demissão voluntária lançado pela direção.
Exemplifica citando uma empresa pública, como a Casan, que tem uma gestão compartilhada, mas que cumpre com o papel social e ainda é lucrativa, proporcionando o bem para nossas vidas que é a água potável.
Entende que os Correios, uma empresa com mais de 354 anos de bons serviços, desempenham papel fundamental com o banco postal e que terá participação importante no mercado de telefonia celular e cartões de crédito e débito.
Reforça que não é possível permitir que o sucateamento continue acontecendo com a desvalorização desses servidores, caracterizando uma justificativa para que futuramente seja privatizada. Coloca que a sociedade não pode fugir desse debate para que medidas urgentes sejam tomadas. [Taquígrafa: Eliana]