Pronunciamento

Cesar Valduga - 097ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 18/10/2017
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Faz menção ao Movimento das Mulheres Agricultoras do estado catarinense juntamente com a Frente Brasil Popular que articularam, na presente data, manifestos contra a reforma da Previdência, bem como em defesa da cadeia produtiva do leite na agricultura familiar do estado, os quais foram encaminhados aos gabinetes dos srs. parlamentares.
Cita a realização de ato em Chapecó contra os retrocessos, pois o país vive momento de políticas de priorização do grande capital, exemplificando a questão de privatização de bancos públicos em detrimento aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, bem como os da agricultura familiar. Cita o escritor e semiólogo italiano, Umberto Eco, elencando algumas características do fascismo, entre elas o culto ao velho, dos saberes arcaicos; o rechaço do pensamento crítico; e o nacionalismo exacerbado e xenofobia.
Menciona PL n. 406/2017, que trata da criação do programa escola sem mordaça, o qual foi construído com a União Catarinense dos Estudantes, reunidos, em Joinville. Faz um contraponto da iniciativa de querer limitar a liberdade de pensamento, como também no que diz respeito ao pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e consideração da diversidade étnico-racial, entre outros pontos.

Deputado Neodi Saretta (Aparteante) - Parabeniza o deputado e corrobora sua fala, pois entende necessárias as lutas por melhores políticas sociais. [Taquígrafa: Sílvia]