Pronunciamento

Cesar Valduga - 104ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/11/2017
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Defende o debate sobre a liberdade de expressão, segundo os preceitos da democracia, entretanto o governo Temer aderiu ao cerceamento da livre manifestação das ideias e de direitos, procedimento adotado pelo fascismo que abole o debate e o respeito ao contraditório. Sobre tal assunto, salienta que protocolou o Projeto de Lei n. 0406/2017, que dispõe sobre a criação do Programa Escola Sem Mordaça, iniciativa construída com a União Catarinense dos Estudantes, que pretende assegurar a livre manifestação do pensamento, o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; a livre expressão da atividade intelectual; respeito à liberdade e apreço à tolerância; valorização do profissional da educação e a consideração da diversidade étnico-racial.
Ressalta que as iniciativas de cercear o debate nas escolas, no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas e nas câmaras municipais são provocadas pela ideologia dos partidos da direita e da extrema direita que querem amordaçar os professores e alunos, impedindo-os à manifestação de suas ideias.
Finda o discurso, reputando que em todo o país, educadores, famílias, acadêmicos e personalidades políticas progressistas têm se mobilizado contra a tentativa da direita raivosa de limitar a liberdade de manifestação do pensamento dos mestres e estudantes para evitar o retrocesso no ensino brasileiro, distorcendo o compromisso da democracia.

Deputado Dirceu Dresch (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelo debate e corrobora a crítica ao atual governo pela tentativa de impedir a população, professores e estudantes de expressarem as suas ideias. [Taquígrafa: Elzamar]