Pronunciamento

Cesar Valduga - 016ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 15/03/2018
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Comenta sobre o trabalho da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e Contra a Privatização das Empresas Estatais de Santa Catarina, a qual preside, trazendo relatório das atividades desenvolvidas em 2017 e planejamento para 2018, tendo em vista a importância das mesmas e visando informar a população catarinense. Na mesma esteira, registra que foi instituída em 30 de março de 2018, composta por 21 parlamentares, com um grupo de trabalho que se reúne uma vez ao mês com média de 10 representações por reunião.
Menciona que no ano anterior foram concretizadas três audiências públicas sobre: sistema bancário; sistema elétrico; precarização do trabalho e privatização dos Correios, e realizada uma visita ao porto de São Francisco do Sul. Destaca que, na tribuna na Alesc, foram promovidas discussões sobre a privatização da Casan; novo marco regulatório do sistema elétrico; impacto da privatização dos bancos públicos para os municípios; situação do sistema prisional catarinense, que contaram com o encaminhamento de moções contrárias, além de requerimentos solicitando informações.
Como proposta de ações para 2018, pretende dar continuidade à atividade do grupo de trabalho, coletando documentos para subsidiar discussões e encaminhamentos, bem como realizar audiências públicas regionalizadas sobre a precarização do atendimento e privatização dos bancos públicos (Chapecó), e privatização dos sistemas elétricos (Joinville). Também estão agendados debates em conjunto com Câmaras de Vereadores e demais entidades, em diversos municípios, sobre o sistema bancário e o sistema elétrico. Planeja ainda, para junho, o acontecimento de seminário, com o tema "Importância Estratégica dos Serviços e das Empresas Públicas para SC", além de ações legislativas com vistas ao fortalecimento das empresas públicas e serviços públicos aos cidadãos catarinenses.

Deputado Rodrigo Minotto (Aparteante) - Na qualidade de relator da Frente Parlamentar, saúda o deputado, parabenizando-o pelo trabalho, alertando sobre a importância de ficar atento quanto à questão das privatizações, e ressalta a importância de atitudes para zelar pelo patrimônio do país. [Taquígrafa: Sara]