Pronunciamento

Cesar Valduga - 015ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/03/2018
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Cumprimenta os servidores presentes da Defensoria Pública catarinense na Casa Legislativa e, ao mesmo tempo, comunica a realização de reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos do Estado de Santa Catarina em prol da luta dos servidores e serviços públicos.
Ao abordar a questão de qualidade de vida dos idosos catarinenses, cita apresentação do Projeto de Lei n. 48, de 2018, que institui o Programa Cidade Amiga do Idoso, sendo que os municípios devem preencher alguns requisitos para serem inseridos no referido projeto, como ter Conselho Municipal da Pessoa Idosa em funcionamento, além de apresentar um planejamento que dê melhor condições de vida aos catarinenses que tanto labutaram e ajudaram a desenvolver o estado.
Discorre sobre dados numéricos relacionados à expectativa de vida a partir dos avanços da medicina e outros itens. Elenca alguns problemas que os anciãos enfrentam, como a solidão e relata que o Conselho Estadual do Idoso apontou que em 2015 houve 788 denúncias de violências ocorridas em 142 municípios, sendo 263 de abuso financeiro; em 2016, foram 1.021 denúncias em 149 municípios, dos quais 347 foram também do mesmo tipo de crime. [Taquígrafa: Sílvia]