Pronunciamento

Cesar Valduga - 078ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/10/2020
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Solicita a construção de uma adutora para abastecimento de água nos Municípios de Chapecó, Xanxerê, Xaxim e que também vai atender, por gravidade, o município de Coronel Freitas.
Informa que está encaminhando moção, apelando ao Ministro do Desenvolvimento Regional, aos Presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado e ao Fórum Parlamentar Catarinense, para que sejam liberados recursos financeiros do Orçamento Geral da União à Casan, a fim de viabilizar o Projeto do Sistema Integrado de Abastecimento do Rio Chapecozinho. Comenta que, há anos, os Deputados do oeste catarinense têm trabalhado muito para que o descontingenciamento venha a acontecer. Lamenta a situação, pois é de muitos anos, já, essa busca de melhorias para sanar definitivamente os problemas de falta de água na região, e discorre sobre projetos e ações que estão sendo implementadas neste sentido.
Finaliza, salientando a importância da captação da água para aquela população, demonstrando preocupação com a época da estiagem, quando a comunidade sofre com a seca. Também ressalta que o Município de Chapecó e outros possuem muitas agroindústrias que geram milhares de empregos, e a falta de água compromete o desenvolvimento econômico e social de toda região. [Taquígrafa: Ana Maria]