Pronunciamento

Cesar Valduga - 006ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 05/09/2017
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Faz referência à questão do uso de agrotóxicos na agricultura catarinense, o que traz problemas de saúde aos consumidores. Enfatiza que o Brasil é o país que mais utiliza veneno nas plantações, ocasionando contaminação nos leitos de rios, nos solos e causa sérios problemas no meio ambiente.
Relata, segundo dados numéricos da Abrasco, que 70% dos alimentos consumidos in natura possuem algum tipo de agrotóxico, dos quais 28% contêm substâncias não autorizadas, segundo a Anvisa.
Devido à relevância do tema, apresenta os Projetos de Leis n.s: 0327/2017 e 0328/2017, tratando o primeiro de Política Estadual de Redução de Agrotóxicos - a Peara; e o segundo, estabelece a obrigatoriedade de indicação expressa, nas embalagens, do uso de agrotóxicos nos produtos alimentares que são comercializados no estado de Santa Catarina. Afirma que a população precisa saber dos riscos relacionados à saúde quanto ao uso indiscriminado de venenos na produção de alimentos. Comenta que a Organização Mundial de Saúde indica a ocorrência de mais de 70 mil intoxicações crônicas e agudas em função dos agrotóxicos usados na agricultura.
Discorre sobre a produção de orgânicos no Brasil, salientando que Santa Catarina consome 87% dos produtos cultivados por oitocentas famílias em 138 municípios. Elenca uma estimativa para 2020 de 2.400 famílias no ramo de orgânicos e com uma probabilidade de crescimento anual de 20%. [Taquígrafa: Sílvia]