Pronunciamento

Cesar Valduga - 014ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/03/2017
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Fala sobre a questão do indicativo de privatização da Casan pelo governo Temer, considerando que tal fato pegou de surpresa os parlamentares, a própria direção da Casan e o governo do estado.
Explica que a regra seguida pelo mercado é a do lucro, e questiona se haveria empenho da iniciativa privada, caso se consume a privatização, em investir em saneamento nos pequenos municípios. Ressalta que a Casan é estratégica para o desenvolvimento econômico e social do estado, e é o caráter público do setor que garante investimento em espaços que financeiramente não são lucrativos.
Menciona que está colhendo assinaturas dos parlamentares para a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa das Empresas e dos Serviços Públicos no estado, e também está apresentando um requerimento no sentido de unir forças na defesa deste patrimônio público catarinense, que são as empresas públicas. Também, conclama uma mobilização no sentido de não aceitar qualquer proposta ou movimento que vise privatizar a Celesc, Cidasc, Epagri, SCGás, Ceasa ou outra empresa pública catarinense.

Deputado Milton Hobus (Aparteante) - Parabeniza o deputado pelas colocações, acrescentando que a Casan era uma empresa problemática em 2011, quando Raimundo Colombo assumiu o governo. Afirma que essa situação se reverteu e Santa Catarina estará entre os quatro melhores do Brasil quanto ao saneamento básico, salientando que o governador foi categórico em afirmar que não discute, em seu governo, a privatização da Casan. [Taquígrafa: Sara]