Pronunciamento

Cesar Valduga - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/05/2017
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Registra a passagem do Dia do Trabalhador, comemorado no dia 01 de maio, que é um dia para reflexão sobre a valorização daqueles que produzem a riqueza do país. Manifesta-se também, quanto à mobilização do dia 28 de abril, quando o povo brasileiro pode demonstrar a sua insatisfação contra o desmonte das leis trabalhistas e a reforma da Previdência.
Esclarece que muitos deputados estaduais têm falado sobre o tema, afirmando suas posições a respeito das reformas, mas ressalta que os trabalhadores serão muito prejudicados, principalmente porque o negociado vai prevalecer sobre o legislado. Afirma que os trabalhadores estão começando a perceber as dificuldades que serão vivenciadas com as alterações, fazendo com que o governo comece a recuar pela pressão da sociedade.
Entende que aqueles que mais lucram continuarão sendo os maiores beneficiados, e que a reforma não foi discutida, está sendo imposta e a população não consegue entender o que vai realmente melhorar. Acentua que o Dia 1º de Maio é um dia para festividades, mas que também é uma oportunidade para contestar, refletir, fazer crítica e autocrítica sobre as relações entre trabalho e capital, na luta por uma sociedade onde todos tenham os seus direitos assistidos.
Fala também sobre o trabalhador rural, explicando que o FPM - Fundo de Participação dos Municípios é menor que os recursos que vêm da Previdência Social, o que trará um déficit nos recursos que circulam na economia dos municípios, aumentando consequentemente o êxodo rural. E alerta ainda que, neste contexto, o agricultor terá dificuldade para se aposentar.
Demonstra preocupação com o futuro do trabalhador brasileiro, parabenizando a todos que tiveram a coragem de se posicionar contra as mudanças que estão sendo propostas. [Taquígrafa: Sara]