Pronunciamento

Cesar Valduga - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 24/04/2018
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Fala sobre questão de grande relevância para a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de toda região oeste catarinense, que é a proibição da exportação da carne de frango para a União Europeia, esclarecendo que, no Brasil, foram 20 os frigoríficos proibidos de exportar a proteína para o bloco econômico. Entende que todo esse processo não acontece por questões de irregularidades sanitárias ou por falta de qualidade do produto, mas a decisão se pauta em motivação política e de proteção do mercado local.
Registra que a empresa instalada em Capinzal já avalia a possibilidade de férias coletivas aos seus funcionários, e o prejuízo ao estado com o embargo das três unidades aqui sediadas já ultrapassa os R$ 10 milhões, com aproximadamente três mil toneladas de carne de frango deixando de ser exportadas no período. Lembra os prejuízos do setor na recente e desastrosa ação da Polícia Federal, intitulada Carne Fraca, cujas suspeitas não se sustentaram, alertando que é preciso tratar a cadeia produtiva da proteína animal com a devida responsabilidade e seriedade.
Salienta que a cadeia produtiva de proteína animal está profundamente relacionada com o desenvolvimento catarinense e com o fenômeno que possibilitou ao estado amenizar os efeitos da grave crise mundial, que repercutiu no saldo de empregos e industrialização dos demais estados brasileiros. Concluindo, convoca o Parlamento, que cumpre também com a responsabilidade de zelar pelas políticas e ações que interferem no desenvolvimento e no bem estar dos catarinenses, a atuar fortemente para manter e incentivar o crescimento de tais cadeias produtivas, uma das grandes riquezas do estado. [Taquígrafa: Sara]