Pronunciamento

Cesar Valduga - 035ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/05/2017
DEPUTADO CESAR VALDUGA (Orador) - Reporta-se ao PL n. 126, de sua autoria, que declara as feiras e festas populares tradicionais das comunidades catarinenses, como patrimônio imaterial do estado de Santa Catarina, enfatizando que tais festividades culturais são para manter viva a integração social.
Defende que as referidas festas promovem a tradição étnica, confessional, regional e folclórica, divulgando a cultura gastronômica do povo catarinense. Salienta que a produção artesanal de alimentos nesses eventos recebeu uma diretriz de fomento para garantir o princípio da razoabilidade em relação às ações de fiscalização e inspeção, voltadas para grandes indústrias alimentícias.
Relata que as mencionadas festas objetivam estreitar os vínculos sociais, manter a tradição e colher recursos para necessidades coletivas e, ao mesmo tempo, expõe a indignação das comunidades pequenas que realizam festividades tradicionais, almoços festivos de famílias pelas exigências descabidas, como cozinhas industriais, carteira de saúde para churrasqueiros e cozinheiros voluntários. [Taquígrafa: Sílvia]