Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 089ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 14/09/2021
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Expõe repúdio à ação de guardas municipais do município de Itajaí, os quais utilizaram de força excessiva para abordar um jovem de 17 anos que trabalhava vendendo alfajores nas ruas. Lamenta que por muitas vezes o Estado acabe criminalizando o trabalho e exibe vídeo do momento da abordagem feita pelos agentes públicos. Conta que já viu o material algumas vezes e relata a repulsa que sentiu ao assistir as imagens.
Diz que o adolescente, o qual vendia doces na rua, tinha como objetivo arrecadar dinheiro para financiar seus estudos, bem como para ajudar o irmão de 12 anos diagnosticado com câncer. Afirma que este é o caso de uma pessoa honesta que tem seu trabalho sendo criminalizado pelo próprio Estado.
Atenta para a sensibilidade da causa, que une os diversos posicionamentos políticos presentes na Assembleia Legislativa, salientando que o Brasil precisa de mudanças na sua ordem legal.
Deputada Luciane Carminatti (Aparteante) - Parabeniza o Deputado pelo tema e relata que o trabalho informal tem crescido no Brasil, pois as pessoas estão indo para a rua buscar seu sustento da forma que podem. Coloca-se à disposição para a realização de um acompanhamento do caso, que deve servir de exemplo para que não aconteça em outras abordagens.
Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Conta que se condoeu ao assistir o vídeo nas redes sociais. Diz que se fosse com um bandido, entenderia a ação dos agentes públicos, porém considera inadmissível a forma como o jovem trabalhador foi abordado. Parabeniza o Deputado pelo seu posicionamento.
Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Diz que as imagens expostas pelo Deputado deveriam ser objeto da Comissão de Direitos Humanos da Alesc, pois se nota uma evidente prática de tortura. Diz que a ação não pode passar despercebida e solicita à Mesa Diretora que expresse ofício à Comissão de Direitos Humanos para análise.
Deputado Marcius Machado (Aparteante) - Conta que também recebeu o material, o qual considera chocante, e pediu a sua assessoria que fizesse uma moção de repúdio. Enaltece a atitude do jovem, que vendia doces buscando levar sustento para a sua casa. [Taquigrafia: Roberto]