Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 059ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 02/07/2019
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Repercute na tribuna o pacto de livre comércio firmado entre União Europeia e Mercosul, representando o maior acordo sancionado atualmente, cujo objetivo é reduzir tarifas e ampliar o comércio entre os dois blocos, beneficiando o Brasil, especialmente Santa Catarina.
Por outro lado, comenta que o referido pacto traz grandes desafios na competição entre nações detentoras de legislação trabalhista avançada e também com as que não possuem leis específicas. Diz que o Brasil é o país onde se concentra 90% de todas as ações trabalhistas do mundo, acrescentando ainda que, segundo a revista The Economist, o Brasil está há 60 anos com a produtividade estagnada, ou seja, os brasileiros produzem exatamente a mesma coisa devido a diversas situações, especificamente à pesada carga tributária, dificultando a competição com grandes players globais ou empresas que participam da concorrência internacional, além da carência de leis trabalhistas mais avançadas para maior produtividade.
Enfatiza a necessidade de o Brasil fazer reformas para reduzir a burocracia, gastos públicos, diminuir a carga tributária, alterar a legislação trabalhista, evitando a exclusão de pessoas e jovens no mercado de trabalho. A respeito do referido item, pontua o prazo de 10 anos para que o Brasil modifique a situação atual, e acrescenta que a Frente Parlamentar do Livre Comércio da Desburocratização tem como objetivo tornar Santa Catarina mais livre para competir com outras regiões do mundo.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Concorda com o deputado ao afirmar que a burocracia é o maior entrave para o desenvolvimento econômico, social e humano de um país. Comemora o acordo econômico entre a União Europeia e o Mercosul, favorecendo o liberalismo e o comércio internacional, e parabeniza o presidente Jair Bolsonaro por ratificar tão honrosa proposição. [Taquígrafa: Elzamar]