Pronunciamento

BRUNO SOUZA - 024ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 11/12/2019
DEPUTADO BRUNO SOUZA (Orador) - Instaura seu discurso noticiando dados recentes sobre o PIB per capita no Brasil, informando que Santa Catarina ocupa a terceira posição, contribuindo com 4,1% do PIB brasileiro, sendo o décimo maior em população e sexto que mais contribui no PIB.
Discorre que por si só a noticia supracitada se configura excelente, porém indaga que há décadas o sistema rouba incansavelmente, referindo-se ao que Santa Catarina recebe de Brasília, sendo o terceiro menor orçamento. O estado é o sexto que mais contribui, mas um dos últimos em receber de volta os recursos, e reafirma que o estado é roubado.
Informa que o PIB per capita de Brasília é igual ao de um país europeu, vivendo outra realidade que não a brasileira, pois cita que a capital vive sugando o dinheiro dos estados, e em especial o catarinense.
Diz que o povo catarinense tem que começar a refletir e denunciar o abuso, de um pacto imoral, de muitos impostos pagos e pouco recebido de volta, sendo isso refletido em filas hospitalares, escolas onde os alunos têm que estudar no calor, pois nem ventilador há, e péssimas rodovias.
Noticia que, num estudo da FIESC, para não haver uma defasagem em logística seria preciso um investimento de R$ 11,5 bilhões, porém o que é disponibilizado para estes investimentos é apenas R$ 1,4 bilhão.
Finaliza seu discurso, dizendo que o estado está deixando de empregar catarinenses para gerar empregos de burocratas e tecnocratas em outros lugares. Informa, ainda, que algo está errado, quando o maior PIB do Brasil está em um estado que nada produz e, concluindo, afirma que denunciará este pacto imoral durante seu mandato. [Taquígrafa: Elzamar]