Pronunciamento

ANNA CAROLINA CRISTOFOLINI MARTINS - 011ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/03/2020
DEPUTADA ANNA CAROLINA (Oradora) - Reporta-se ao aumento de 12% da criminalidade no Estado. Atribui este aumento à falta de efetivo na Segurança Pública, argumentando que entrarão 500 novos profissionais, mas se aposentarão 400 a 600. Apela para a valorização da profissão de agente da Segurança Pública, e lamenta a perda de 42 policiais nos últimos dois anos, e cita a necessidade da correção salarial.
Ressalta a importância de investimento tecnológico nas câmeras de monitoramento, exemplificando Itajaí, que em 2016 assinou um convênio junto ao Governo do Estado para receber 65 câmeras. Em contrapartida, tece críticas à administração, questionando que 29 câmeras já não estão em pleno funcionamento, e comenta que é necessário aditivar os convênios.
Também atribui o aumento da violência à falta de investimento na Educação e no combate às drogas, citando o fortalecimento do trabalho canino nas polícias e do programa Proerd.
Informa que fez um requerimento solicitando que a Secretaria de Segurança Pública analise e renove os convênios. Tece elogios ao Secretário Doutor Paulo Koerich, entendendo que existem prioridades mais urgentes, mas pede para que o mesmo faça o devido encaminhamento e dê atenção a esta pauta.
Justifica sua ausência no Plenário nos próximos dias, ao informar que fará uma audiência junto ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Pesca de Itajaí.

Deputado Delegado Ulisses Gabriel (Aparteante) - Corrobora a fala da Deputada, e entende que é necessário um diálogo com a Secretaria de Segurança Pública. [Taquigrafia: Northon]