Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 084ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 31/08/2021
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Traz como tema o preço dos combustíveis, e diz que os cidadãos e alguns políticos têm memória curta no que diz respeito ao assunto.
Diz ter feito uma pesquisa sobre o preço do combustível nos governos anteriores, e apresenta dados publicados pela revista Veja, com a manchete: Brasileiro deve começar a sentir no bolso a alta de preços após as eleições de 2014, e uma foto da presidente Dilma, que tinha uma política de congelamento de preços. Na matéria a revista adverte que, após o resultado das eleições, devido ao efeito rebote do congelamento para ser eleita, o povo brasileiro arcaria com as consequências. Diz que este congelamento de preços não acontecia somente com a gasolina, mas também com a energia elétrica, conforme a citada matéria, que alertava que após as eleições, em 2015, o pagador de impostos teria um impacto nas suas contas.
Repercute outra matéria publicada recentemente na revista Exame, com a seguinte manchete: Petrobras - A Política de preços da era Dilma custou 100 bilhões mais do que toda Lava Jato. Discorre sobre as perdas da Petrobrás e diz que isso ocorreu porque o Governo do PT não sabe o que é rodízio de poder, para ficar no poder estão dispostos a tudo, inclusive o congelamento de preços. Desta forma, falando em gasolina, em Petrobras, e Presidente, traz outra matéria da revista Exame, publicada em 2014, que conta como funcionava o esquema de corrupção da Petrobras e a rota da propina, através de um cartel de empreiteiras.
Lembra os diversos escândalos do Governo Lula àqueles que criticam o jeito do Presidente Bolsonaro. Entretanto, afirma que quando o preço da gasolina, que envolve diversos fatores, é a única crítica que se tem a um Governo, depois de termos passado pelo maior escândalo de corrupção do mundo, considera a hipótese de parabenizar o Presidente por ter coragem de não ceder à demagogia, congelando os preços dos combustíveis. [Taquigrafia: Guilherme]