Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 024ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/04/2019
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Inicia o pronunciamento prestando solidariedade à família da Lucimara Stasiak, advogada, moradora de Balneário Camboriú, vítima de crime passional.
Parabeniza o deputado Ricardo Alba pela iniciativa do Projeto Empresa Amigo da Escola, tema do seu discurso na presente data.
Comenta a indicação de sua autoria, juntamente com o deputado Coronel Mocellin, que trata da gestão compartilhada nas escolas, cujo assunto fora abordado algumas vezes na Casa Legislativa. Noticia que esteve em Brasília, coletando mais detalhes sobre o referido assunto, e afirma que a proposta visa proporcionar uma educação de qualidade, construindo estratégias voltadas para o policiamento comunitário e o enfrentamento à violência, promovendo a cultura da paz.
Informa que o projeto não altera as diretrizes curriculares, pois a parte pedagógica continua sendo responsabilidade da secretaria da Educação, deixando para a polícia a gestão da segurança. Acrescenta que tal modelo já é adotado por 120 escolas de 17 estados brasileiros.
Exibe vídeo no telão a respeito de uma entrevista com o secretário da Educação do Distrito Federal, mostrando a satisfação e a aprovação popular do ensino de gestão compartilhada em Brasília.
Destaca que o seu projeto tem a pretensão de inibir o uso de drogas ilícitas nas imediações e no interior das escolas; erradicar os danos patrimoniais; implantação de ações de combate ao bullying; desenvolver a disciplina consciente no aluno; elevação substancial e progressiva do IDEB; aumento dos índices de acesso ao ensino de nível superior; aproximação entre a Polícia Militar e a comunidade; desenvolvimento de ações conjuntas integradas ao órgão; diminuição da evasão escolar e promoção da cultura da paz.

Deputado Coronel Mocellin (Aparteante) - Parabeniza a deputada por tão importante projeto, e afirma ser defensor desse modelo há muito tempo. Elogia o ensino catarinense e comenta que essa gestão retira os militares aposentados, colocando-os para trabalhar nas escolas.

Deputado Ricardo Alba (Aparteante) - Parabeniza a deputada e reforça que os colégios militares são exemplos de ensino de qualidade, e defende a participação ativa do Ministério da Educação.

Deputado Jessé Lopes (Aparteante) - Parabeniza a deputada pelo discurso, colocando-se à disposição da referida pauta. Comenta que nas escolas militares não acontecem atos terroristas, não há casos de alunos com depressão e possuem alto índice no IDEB do estado. [Taquígrafa: Elzamar]