Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 025ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/04/2022
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Volta ao tema, discorrendo sobre liberdade na educação. Conta que semanas atrás, no telefone de seu gabinete, recebeu a denúncia de uma tia com referência ao que aconteceu com sua sobrinha na sala de aula da Escola de Educação Básica Wanderley Junior, em São José.
Exibe trecho de dois minutos de um áudio gravado pela própria aluna durante aula que deveria abordar conceitos de etnocentrismo e etnocracia. Explica que, na gravação, a professora "fala sobre o direito de ser puta". Reitera que a denúncia foi levada à Secretaria da Educação, bem como foi promovido encontro entre a mãe, a aluna, e o secretário da época, Luiz Fernando Vampiro. Agradece a pronta receptividade do então secretário e diz que foi aberto um processo administrativo para investigar a conduta da professora.
Conta que apresentou diversos projetos de lei que visam defender os direitos dos alunos e punir professores que utilizam de maneira indevida o tempo em sala de aula. Cita que vem expondo casos semelhantes ao longo dos últimos anos e não foram tomadas medidas efetivas.
Apresenta notícias que mostram a péssima situação da educação no Brasil. [Taquigrafia: Roberto]