Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 034ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 17/04/2024
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Oradora) - Inicia seu pronunciamento dizendo que sempre comenta que a Assembleia Legislativa catarinense é a melhor que existe e, também, menciona que o Estado nunca elegeu um governo do PT.
Reporta-se ao discurso feito na quarta-feira passada, quando durante sua fala, na tribuna, não foi possível exibir um vídeo referente ao aborto. Questiona qual a previsão legal para a decisão da Diretoria da Casa de restringir a exibição de vídeo com imagens de um aborto realizado com o uso de cloreto de potássio e o que existia de tão chocante. Menciona que na Constituição brasileira consta que ninguém deve ser submetido à tortura. Informa que nos Estados Unidos, os condenados à morte, não podem fazer uso da substância citada, mas no Brasil é aplicada, e o vídeo que não pode ser exibido mostrava como se dá o procedimento. E, a seguir mostra imagens para falar como é feito o aborto de um bebê com o uso de cloreto de potássio, o que considera um ato de tortura contra uma vida.
Finaliza agradecendo ao Conselho Federal Medicina pela resolução que proíbe a aplicação da substância cloreto de potássio na realização de abortos. [Taquígrafa: Sílvia]