Pronunciamento

ANA CAMPAGNOLO - 101ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 25/10/2023
DEPUTADA ANA CAMPAGNOLO (Orador) - Discorre sobre a primeira vez que trouxe o tema da linguagem neutra neste Parlamento, em 2019, onde muitos não conheciam a pauta e até deram risadas, acreditando ser algo sem importância. Chama a atenção para o assunto e diz que algo sem importância está se transformando em uma formalidade, pois vereadores e deputados estão usando essa linguagem. Apresenta um vídeo em Plenário que evidencia autoridades usando o pronome neutro em sessões solenes.
Fala que essa linguagem acaba excluindo ao invés de incluir dentro das escolas, pois os disléxicos vão ter dificuldade de aprendizagem, assim como os surdos, que não conseguem compreender esses pronomes neutros. Apresenta uma imagem onde países de primeiro mundo, como a França, proíbem o uso da linguagem neutra nas escolas.
Lembra que na gestão do Governador Moisés, no ano de 2022, o mesmo assinou o Decreto de Lei n. 1.329, o qual diz que instituições de ensino e órgãos ligados à administração pública estão proibidos de fazer uso de flexão de gênero e número que não seja de acordo com a Língua Portuguesa na norma culta, inclusive, nos ambientes formais de ensino. Cita que o decreto está vigente e que os pais ao terem ciência de que esse tipo de linguagem esta sendo feito em sala de aula devem denunciar na ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação ou por meio eletrônico. Apresenta uma última imagem onde traz a reportagem de que a Academia Brasileira de Letras não vê razão para a adoção oficial da linguagem neutra. [Taquigrafia: Guilherme]