Pronunciamento

Altair Silva - 012ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 07/03/2023
DEPUTADO ALTAIR SILVA (Orador) - Fala das invasões do MST, também do Estado Democrático de Direito, e se presume que os deveres são iguais para todos. Refere-se ao acontecimento do dia 08 de janeiro de 2023, a invasão no Senado, no STF e na Câmara dos Deputados, ocasionando uma gana imensa das autoridades de querer punir, prender.
Questiona sobre o que está fazendo o Presidente da República contra as invasões nas terras produtivas, perguntando se fará o mesmo do dia 08 de janeiro. Faz exibição de um vídeo em que mostra as invasões do citado dia e as do MST, comparando as invasões, sendo que no MST há a presença de facões, machados, foices, demonstrando uma anarquia, aumento da violência no campo. Mostra um local invadido, na Bahia, numa terra produtiva, uma área de reflorestamento. Declara que, como Presidente da Comissão de Agricultura da Alesc, não consegue assistir a isso calado. Diz que o Governo Federal deveria dar títulos da reforma agrária, emancipar o produtor rural.
Deputado Marquito (Aparteante) - Menciona a importância de um programa de regularização fundiária no campo, a partir da Reforma Agrária, pois no Estado catarinense há assentamentos que produzem alimentos de qualidade, hortaliças, grãos, cereais. [Taquígrafa: Eliana]