Pronunciamento

ADRIANINHO - 109ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 03/11/2021
DEPUTADO ADRIANINHO (Orador) - Discorre sobre projeto de lei que trata do plano de carreira dos profissionais da educação básica da rede estadual. Alega que a proposta deveria valorizar os profissionais, descompactar os vencimentos e adotar critérios racionais para a progressão dos trabalhadores.
Destaca o esforço da deputada e professora Luciane Carminatti, que culminou na criação de uma comissão mista para discutir e elaborar uma nova proposta de valorização do magistério catarinense. Conta que ao final de cinco reuniões com a participação de representantes do Governo, do Tribunal de Contas do Estado, da categoria e de especialistas na economia, o relatório final foi aprovado por unanimidade pela comissão.
Lamenta que o Governo não teve o mesmo entendimento, ignorou as sugestões e apresentou outra proposta, cujo conteúdo versa exclusivamente sobre a tabela salarial da categoria, sem nenhuma menção a outros assuntos relacionados a carreira dos professores e demais profissionais da educação contemplados no relatório da comissão mista.
Diz que, diante desta frustração quanto ao documento enviado à Assembleia Legislativa, a expectativa junto aos profissionais da educação é de representação de uma nova proposta por parte do Governo. Afirma que buscará junto aos deputados a proposição de emendas para que prevaleça a tabela discutida e aprovada na comissão mista da Alesc e defendida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina. [Taquigrafia: Roberto]