Pronunciamento

ADRIANINHO - 103ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 19/10/2021
DEPUTADO ADRIANINHO (Orador) - Alega que pouco tem sido feito para apoiar a transição agroecológia na produção de alimentos em Santa Catarina. Cita que, na primeira semana do mês de outubro, os deputados da bancada do PT acompanharam as entidades que compõe o campo unitário da agricultura familiar e camponesa até a Secretaria de Estado da Agricultura para entrega de uma proposta, um projeto piloto, que viabiliza a implementação e o desenvolvimento de uma política agroecológica no Estado de Santa Catarina.
Relata que iniciativas do Partido dos Trabalhadores sobre o tema já versam há muitos anos e cita lei que institui a política estadual de agroecologia e produção orgânica, de autoria do deputado Fabiano da luz, sancionada pelo Governo do Estado. Notícia que agricultores familiares relatam crescimento acentuado da procura por alimentos saudáveis nos últimos anos, especialmente durante a pandemia.
Conta que, em 2020, a busca na internet pelo termo "como aumentar a imunidade" subiu 133% nos três primeiros meses da pandemia, segundo o Google. No mesmo período, o Instituto Mapa constatou que 48% dos catarinenses pretendem investir mais em alimentação orgânica.
Discorre sobre interesse constante de agricultores familiares quanto à produção de alimentos saudáveis e alerta necessidade de investimentos e orientação técnica para o sucesso desta transição. Menciona agravamento da degradação ambiental e riscos do aquecimento global, ressaltando os benefícios naturais da agroecologia. [Taquigrafia: Roberto]