Pronunciamento

ADRIANINHO - 096ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 29/09/2021
DEPUTADO ADRIANINHO (Orador) - Diz que como filho de agricultor familiar, sempre atuou na região, complementando a sua fala, relata que nasceu em Xavantina, oeste do Estado de Santa Cataria, vivendo sua infância no Município de Xanxerê. Conta, ainda, que seus pais vivem até hoje no campo, mantendo o sustento na agricultura familiar. Entretanto, com o passar dos anos, tem acompanhado as constantes mudanças climáticas que têm afetado o Estado de Santa Catarina, o País e o mundo.
Seguindo o seu relato, diz que o Estado catarinense, além de vários outros estados, sofrem no período de seca e estiagem, especificamente no ano de 2021. Ressalta, ainda, que com as mudanças climáticas, tais eventos extremos, tornar-se-ão mais frequentes e com intensidade ainda maiores. Reforça, dizendo que é impossível fechar os olhos às mudanças climáticas no Planeta Terra, além da responsabilidade em relação às visíveis transformações ora presentes.
Por isso, diz que apresentou na Casa Legislativa o importante projeto de lei que institui a Política Estadual de incentivo ao uso da energia solar, cujo objetivo é aumentar a participação de energia solar na matriz energética do Estado de Santa Catarina, contribuindo para a melhoria das condições de vida das famílias de baixa renda, como também estimular o uso da energia fotovoltaica em áreas urbanas e rurais, reduzindo a demanda de energia elétrica, em horários de pico, além de estimular a implantação de indústrias de equipamentos e materiais utilizados nos sistemas de energia solar, promover o desenvolvimento e a capacitação de setores comerciais e de serviços relativos ao uso da energia solar.
Ainda sobre o assunto, comenta que há necessidade de se criar uma estratégia de incentivos apropriados à geração de energia solar fotovoltaica no ambiente do setor elétrico do Estado de Santa Catarina, garantindo o crescimento dessa fonte no mercado, no médio e longo prazo. Complementa dizendo que há condições para que isso aconteça, entretanto não se pode esperar muito tempo, uma vez que o Brasil enfrenta a pior crise hídrica, nos últimos 91 anos de monitoramento de suas bacias hidrográficas. Continuando sua fala, diz que a tarifa residencial no Brasil é a segunda mais cara do planeta, ficando atrás da Alemanha, conforme o último balanço da Agência Internacional de Energia. Informa, ainda, que a tarifa aplicada em 2021, ultrapassou 30% de aumento na conta de luz do trabalhador brasileiro, além disso, existe a possibilidade de privatizar o setor elétrico brasileiro. Diante de tais dados, defende a alternativa da energia fotovoltaica e solar.
Dirigindo-se aos Parlamentares, fala da necessidade de buscar alternativas, criando a política estadual de incentivo ao uso da energia solar. Diz, ainda, que apresentou uma indicação ao Governo do Estado de Santa Catarina para que realize o projeto piloto, a exemplo de Xanxerê, na instalação de células fotovoltaicas em todos os prédios públicos estaduais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado e do País, e pede o apoio dos Parlamentares. [Taquígrafa: Elzamar]