Pronunciamento

ADRIANINHO - 099ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 06/10/2021
DEPUTADO ADRIANINHO (Orador) - Solicita ao Governo do Estado que inicie um mutirão de cirurgias eletivas em Santa Catarina e que aumente o aporte dos recursos para os municípios que já iniciaram os procedimentos. Informa que são mais de 103 mil catarinenses que estão aguardando atendimento. Acrescenta que os hospitais iniciaram os atendimentos, porém pararam em seguida por falta de materiais e insumos hospitalares necessários para segurança dos pacientes assistidos.
Registra que, atendendo ao seu requerimento, a Secretaria Municipal de Saúde informou que lançou um programa para reduzir a fila de espera em Xanxerê, onde foram realizadas mais de 200 cirurgias por hospitais da região, com aporte do município. Comenta que a secretaria informou que ainda existem 300 pacientes na fila de espera da intervenção cirúrgica, com isso, apela ao Governo do Estado que faça um aporte maior de recursos, permitindo que os municípios desenvolvam os programas de cirurgias eletivas.
Frisa que durante a pandemia da Covid-19, o número de pessoas aguardando as cirurgias cresceu 60%, mas graças à vacinação em massa, os casos mais graves de coronavírus estão caindo, abrindo vagas nos leitos e possibilitando uma retomada acelerada nos procedimentos de cirurgias eletivas. Comunica que apesar do Governo do Estado ter anunciado a realização de um mutirão em outubro do presente ano, o Deputado argumenta sobre a dificuldade de zerar as filas de cirurgias eletivas, e enfatiza a necessidade de manter o mutirão por mais tempo.
Alternando o assunto, levanta questão sobre a delicada situação do Samu de Santa Catarina, dizendo estar acompanhando as denúncias de irregularidades relacionadas ao descumprimento contratual por parte da empresa que presta serviço ao Estado. Acrescenta que o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina concluiu que há falta de manutenção na frota de ambulâncias, atrasos nos pagamentos das verbas trabalhistas, falta de limpeza e esterilização das unidades e ausência de equipamentos básicos de proteção individual para as equipes de atendimento.
Comunica que apresentou uma indicação sugerindo ao Governador a reestruturação funcional e a melhoria das condições de trabalho do Samu em todo o Estado de Santa Catarina. Acrescenta que os trabalhadores estão reclamando das más condições de trabalho, férias atrasadas e a necessidade de reposição salarial, entre outras reivindicações. [Taquigrafia: Northon]