Pronunciamento

ADRIANINHO - 104ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 20/10/2021
DEPUTADO ADRIANINHO (Orador) - Comenta a situação dos moradores do Oeste e Meio-Oeste catarinenses sobre os terríveis temporais ocorridos naquela região, com chuvas e ventos, provocando danos nas redes elétricas que causaram a interrupção da distribuição de energia.
Relata que, em torno de 32 mil unidades consumidoras ficaram sem luz somente na região atendida pela Celesc, de Concórdia, em 17 municípios. Diz, ainda, que o referido problema é recorrente nas diversas microrregiões do Estado, especialmente do oeste catarinense e região de Xanxerê. Destaca, também, que cinco dias após o "apagão", cerca de 200 unidades consumidoras ainda estavam sem energia elétrica, e os técnicos da Celesc sempre em alerta, resolvendo a questão.
Indignado com a frequência desse transtorno nas comunidades do interior do Estado, dirige-se às autoridades municipais para que questionem a Celesc sobre a constante queda de energia, precisando de uma ação efetiva nessas redes monofásicas transformando-as para trifásicas, que são mais estáveis e com qualidade no fornecimento de energia.
Mudando de assunto, diz que deu entrada no Parlamento Catarinense de um projeto de lei que altera a Lei n. 16.834, de 2015, que institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, cujo objetivo é garantir a constitucional liberdade das associações. Nesse sentido, reitera o pedido de apoio às comissões parlamentares para que seja corrigida a exclusão das cooperativas que não são filiadas a Ocesc para ter o direito de operar os programas públicos no Estado de Santa Catarina, atingindo a grande maioria dos agricultores familiares que sustentam os catarinenses, com mais de 70% dos alimentos. [Taquígrafa: Elzamar]