Pronunciamento

Ada De Luca - 018ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 16/06/2010
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Excelentíssimo sr. presidente da Assembleia, deputado Gelson Merísio, colegas deputados, público que nos acompanha pela TVAL e pela Rádio Alesc Digital.
(Passa a ler.)
"Hoje, volto à tribuna mais uma vez para tratar de dois assuntos. E vou começar por um assunto que até me emociono ao falar, ou seja, a sessão solene que realizaremos em Içara amanhã, dia 18, às 20h, no Clube Ipiranga.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina estará mais uma vez transferindo para o sul do estado a merecida homenagem que pretendemos prestar às empresas, entidades e pessoas que ajudaram a construir o sucesso que o município de Içara, onde vivi no início da minha vida de casada, tem hoje."
Aproveito a oportunidade para convidar todos os nobres colegas deputados para prestigiarem essa sessão solene, onde serão homenageadas pessoas que representam vários setores da comunidade içarense.
(Continua lendo.)
"Será uma sessão onde todos que participaram da construção de Içara se sentirão inseridos na festa. Como eu disse, será um encontro histórico e emocionante para as pessoas que deram o seu suor, a sua vida em prol do desenvolvimento da nossa Içara, para as pessoas que marcaram e continuam presentes na história do município.
Quero prestar minhas homenagens aos empresários, aos professores, aos médicos, aos esportistas, aos agricultores, aos trabalhadores, aos homens públicos e aos nossos mineiros que contribuíram tanto para o desenvolvimento de Içara.
Será um momento de recordar e de comemorar. Recordar desde a construção da estrada de ferro Dona Tereza Cristina, em 1924, que corta a cidade atualmente e ainda transporta carvão de Criciúma para Capivari de Baixo. Será um momento de confraternização entre as diversas famílias que representam os primeiros colonizadores daquela terra. Será um momento de comemoração já que a Capital do Mel completará 50 anos no ano que vem.
Propus a realização dessa solenidade para agradecer, repito, àqueles que fizeram e continuam fazendo muito por Içara e por todo o sul de Santa Catarina, e a presença dos parlamentares, principalmente dos colegas do sul, dará mais brilho à homenagem.
O segundo assunto que trago hoje é de muita importância, trata-se da questão relativa ao anel viário que visa a desafogar a BR-101, na região metropolitana da nossa capital, que deveria estar pronto em 2012, mas ainda nem começou.
São 12 anos de espera pelo contorno de Florianópolis! O projeto foi realizado em 1998, deputado Peninha, pelo antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem - DNER -, hoje Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, DNIT. Na época, o anel viário deveria ser executado ao final das obras de duplicação do trecho norte da BR-101, em 2001. Acabou sendo adiado e debitado na conta da empresa que ganhou a concessão da rodovia em 2008.
O sonho de ter o desvio por onde circula o tráfego pesado e de longa distância está só no papel. Que vergonha! Ainda no papel, e com a empresa contratada para a execução, que é a Autopista Litoral Sul.
Com essa obra do contorno, as cidades de Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara e Antônio Carlos vão-se desenvolver muito mais economicamente, podendo, inclusive, ganhar os seus tão sonhados polos industriais para novas empresas.
O crescimento tem que ser direcionado para o interior. Por quê? Vamos falar sério, o litoral está saturado! O escoamento da produção das cidades litorâneas ganharia, inclusive, mais alternativas.
A BR-101 tornou-se uma via urbana na Grande Florianópolis. A projeção é que o contorno reduza o trânsito em até 50%, o que também diminuiria as desgraças que vemos todas as horas, que são os acidentes.
A BR-101, entre Biguaçu e Palhoça, é o segundo ponto rodoviário mais crítico do nosso país. São muitos atropelamentos, acidentes com motos e mortes, vidas e vidas são ceifadas naquele trecho, o que cairia muito se tirássemos o trânsito pesado e de longa distância daquele trecho. É, sem dúvida a obra mais importante dessa região.
Diante dessas considerações, dei entrada ao Requerimento n. 0840/2010, que solicita o envio de mensagem à Autopista Litoral Sul e à Agência Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, pedindo informações de como se encontra o projeto, quando será iniciado e quando será o término das obras."
Espero a colaboração dos nossos deputados federais e de toda a bancada estadual, porque todos são deputados por Santa Catarina, todos moram uma boa parte de suas vidas em Florianópolis e todos trafegam naquele trecho quase todos os dias.
Então, colegas, faço um apelo: vamos investigar, vamos apurar como está o andamento dessa questão! E quem quiser assinar conosco esse requerimento, estamos à disposição.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)