Pronunciamento

Ada De Luca - 098ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/10/2009
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Sr. presidente Moacir Sopelsa, colegas parlamentares, público que nos acompanha pela Rádio Alesc Digital e pela TVAL, hoje o meu discurso vai ser muito importante.
(Passa a ler.)
"Quero hoje prestar a minha homenagem a todos os servidores e servidoras públicas - municipais, estaduais e federais - que atuam com dedicação, porque todos fazem parte desse grande alicerce que é a máquina governamental, seja ela do município, do estado ou do país.
Mas para termos esse sentimento e nos congratularmos literalmente nós precisamos fazer isso com o nosso coração, com o nosso fervor.
O dia do servidor público foi instituído em 1952 pelo então presidente Getúlio Vargas, no dia 28 de outubro, como data para homenagear os trabalhadores do serviço público.
Para mim, mais do que uma profissão, o serviço público é uma missão, é uma dedicação, é uma vocação de se dedicar ao bem comum e ao interesse público.
O servidor público é aquela pessoa dedicada, que atende todos que buscam os órgãos públicos, os contribuintes, os pacientes dos hospitais, os clientes de bancos, os segurados do serviço de previdência, os alunos das escolas públicas, entre tantos outros órgãos que existem em cada município, no nosso estado, no nosso país.
O servidor do nosso estado que se dedica a esse atendimento merece dos parlamentares e da comunidade todo o respeito, porque o serviço público praticado com responsabilidade, com transparência e com dignidade não há dinheiro que pague.
Santa Catarina está entre os estados do país que se destaca pelo bom serviço público que tem.
Santa Catarina vem sendo apontada como o estado que obteve os melhores índices de crescimento e desenvolvimento. E saibam que o servidor público está sempre a postos para colaborar com esse crescimento e com esse desenvolvimento.
Como destacou o governador Luiz Henrique, na abertura da 10ª Semana do Servidor, crescemos em Santa Catarina igual à China, à Rússia, à Índia. O nosso PIB é maior do que o do Uruguai e o da Bolívia juntos; a nossa renda per capita anual é de U$ 15 mil, maior do que a do México. Então, é o servidor público prestando os seus serviços dia a dia, mês a mês, ano a ano.
Realmente esta é a Santa Catarina que estamos construindo juntos, com a dedicação do nosso servidor público, com a participação de todos os vereadores, deputados estaduais, deputados federais, criando leis que garantam melhor qualidade de trabalho aos servidores e com um governo que trabalha pela dignidade do seu servidor.
Com o foco direcionado para a questão da saúde do servidor público, a 10ª Edição da Semana tem como tema 'Saúde: de bem com a vida', que vai proporcionar aos servidores palestras e campanhas de prevenção, atendimentos terapêuticos, avaliações de saúde, massagens e orientação nutricional. Lá está o servidor público trabalhando.
A preocupação com a saúde é tão atual que esta Casa, que é a Casa do Povo, também entrou nessa luta instalando no hall da Assembleia stands de nutrição, naturologia, enfermagem, para que os servidores e visitantes recebam orientações e possam realizar alguns procedimentos. E lá está o servidor público prestando o seu trabalho.
Quero, nesta oportunidade, lembrar de uma lei que todos os parlamentares desta Casa aprovaram no primeiro semestre, neste plenário, que ampliou a licença maternidade para os servidores públicos. Falo dessa lei porque ela foi um presente, um avanço para Santa Catarina no que se refere às políticas públicas para as mulheres que trabalham no serviço público.
Parabéns também aos nossos professores das escolas públicas que se dedicam à formação dos cidadãos do futuro, responsáveis pelos homens de amanhã; aos servidores da Segurança Pública, que mesmo com todos os atropelos ainda garantem a tranquilidade dos catarinenses; aos servidores da Saúde, verdadeiros anjos da guarda, sempre incansáveis no atendimento aos enfermos; àqueles que fazem o serviço burocrático, serviço chato, serviço cansativo, mas que estão sempre com um sorriso nos lábios; aos que fazem andar a máquina pública, administrativa, sem esquecer dos nossos queridos aposentados que já dedicaram toda a sua vida ao serviço público.
Aproveito para cumprimentar, especialmente, todos os servidores da Assembleia Legislativa que atendem as demandas da Casa e fazem funcionar os mais de 100 setores existentes com cordialidade, atenção, educação, sorriso e competência.
Parabéns a toda família do servidor público pelo dia de hoje e muito obrigada pela dedicação! O futuro de um país, de um município, de uma nação passa pelo servidor público.
Muito obrigada!"
O Sr. Deputado Professor Grando - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Pois não, deputado, pois v.exa. irá engrandecer, com certeza, o meu discurso.
O Sr. Deputado Professor Grando - Quero parabenizar v.exa. porque este dia, todos nós sabemos, é do servidor público, mas da forma como v.exa. colocou, muitas vezes acham que o médico, que lá está atendendo, o professor, o policial, aquele servidor público que atende as demandas e os serviços é um burocrata, mas também tem um papel importante. E, como v.exa. colocou, o servidor público é um servidor do povo, para atender o povo.
Então, neste dia realmente o servidor merece os nossos parabéns por essa consciência e por essa função que v.exa. falou.
A SRA. DEPUTADA ADA DE LUCA - Muito obrigada, deputado Professor Grando. Tenho certeza de que a sua opinião tem muita validade não só para esta deputada, como para o estado de Santa Catarina.
Agora divido o meu espaço com o eminente deputado Moacir Sopelsa.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)