Pronunciamento

RODRIGO MINOTTO - 091ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/09/2023
DEPUTADO RODRIGO MINOTTO (Orador) - Destaca a Campanha do Setembro Amarelo, que está finalizando, relacionada à saúde mental, que impacta diretamente na vida das pessoas, no seu raciocínio, nas suas emoções, na forma como se reage às exigências cotidianas.
Explica que após o cenário pandêmico aumentou o desemprego, o isolamento social, síndrome do pânico, estresse, e essas experiências impactaram na saúde mental. Ressalta que quanto mais se fala sobre todos os aspectos da saúde mental, mais conhecimento se tem sobre o suicídio, que é um problema de saúde pública com um impacto na sociedade. Diz que o assunto ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, pelos preconceitos e falta de informação.
Informa sobre o Disque 188, o canal do CVV, que dá atenção ao tema, auxiliando na prevenção do suicídio. Entende que, enquanto a sociedade não abordar o tema da saúde mental, das muitas maneiras de sofrimento, haverá estatísticas apontando para o problema. Também cita os CAPS, que é um serviço público de saúde, que atende os transtornos mentais graves e persistentes. Esclarece que está conversando com os Prefeitos para que aumentem a rede de apoio e estruturem políticas para o autocuidado. [Taquígrafa: Eliana]