Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 021ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 10/10/2023
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Relembra que a Defesa Civil de Santa Catarina, ainda em agosto, alertou a possibilidade de ter temporada de ciclones no Estado. Também menciona uma publicação da Universidade Federal de Santa Catarina alertando que a maior parte do território brasileiro está secando ou sofrendo com enchentes.
Comenta que Santa Catarina vive uma realidade onde acontecem cheias com maior frequência. E cita um estudo afirmando que a menor quantidade de água disponível na seca está relacionada ao consumo da água. Acrescenta que essas tragédias climáticas atingem gravemente muitas famílias, além de prejuízos econômicos para a sociedade.
Registra que a partir do Fórum da Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais que foi iniciado um trabalho na Assembleia Legislativa em 2004 para debater e realizar ações no Poder Executivo para enfrentar situações climáticas no Estado. Também menciona o Projeto Rios, criado para realizar ações de preservação dos rios, dando ênfase na necessidade de cuidar das matas ciliares e assoreamento em Santa Catarina.
Deputado Ivan Naatz (Aparteante) - Afirma que acompanha a luta do Deputado Padre Pedro em defesa da água. Parabeniza pela luta e dedicação por importantes pautas. [Taquigrafia: Northon]