Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 081ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/09/2023
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Enaltece na tribuna a passagem do Dia Mundial da Amazônia, comemorado neste dia cinco de setembro, ressaltando a importância do bioma tropical para a funcionalidade do clima na Região Sul do Brasil. Relata que cientistas do mundo todo, entre eles os principais pesquisadores brasileiros, americanos e europeus, já chegaram a um ponto comum em que cada área derrubada na Amazônia dá um passo rumo a um tempo cada vez mais agressivo de eventos extremos. Alerta que estamos presenciando isso quase que todo dia em Santa Catarina e no Brasil. Afirma que sem a Amazônia a Região Sul brasileira não existiria da forma como ela ainda existe.
Ressalta o fato de que a temperatura dentro da reserva Xingu, que está preservada, são cinco graus menor do que o seu entorno, dominado pelo garimpo e a criação de gado, e que isso tem interferência em Santa Catarina, no Brasil e fora dele. Informa que é a economia que está em jogo e que mais à frente, logo, vai haver reclamação de ordem econômica. Reitera que precisamos ter consciência e construir alternativas que contemplem o todo, para não sermos tomados de surpresas, pagando preços altíssimos, aumentando a pobreza e a desigualdade.
Deputado Marquito (Aparteante) - Corrobora as palavras, afirmando que vivemos alguns dilemas centrais, pois a Amazônia é composta por pessoas que vivem dos rios e da floresta, mas que têm dificuldade para acessar a água, porque os rios estão cada vez mais contaminados. Cita ainda a questão do garimpo ilegal, da exploração predatória da floresta e dos fluxos hidrológicos (rios voadores) que são gerados sobre a floresta. [Taquígrafa: Rubia]