Pronunciamento

Padre Pedro Baldissera - 058ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 28/06/2023
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Fala sobre os lançamentos e retomadas de programas do Governo Federal que têm reflexos na sociedade catarinense. Faz menção ao lançamento do Programa Safra 2023/2024, ligado à agricultura familiar, com um investimento aproximado no valor de R$77,7 bilhões, e que teve um incremento, com relação ao de 2022/2023, de 34%. Esclarece que a agricultura é responsável por 80% do alimento que chega à mesa do brasileiro. Diz que acompanha de perto a angústia dos agricultores que, muitas vezes, não encontram o amparo da instituição financeira para realizarem seus investimentos em suas propriedades.
Acrescenta que existem algumas vantagens no Programa Safra 23/24, como a redução dos juros, que dá uma condição melhor para poder acessar recursos financeiros. Também menciona a retomada do Programa Mais Alimentos que, agora, se direciona à aquisição de máquinas e equipamentos para a agricultura familiar.
Deputado Massocco (Aparteante) - Parabeniza a iniciativa do Governo Federal em gerar crédito para a agricultura familiar, muito embora os juros são bem preocupantes. Fala que o Brasil precisa de uma política econômica e fiscal para reduzir os juros, e que é preciso encontrar alternativas porque nem sempre o agro tem a garantia de que vai colher. [Taquígrafa: Eliana]