Pronunciamento

Luciane Carminatti - 002ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Em 23/02/2011
A SRA. DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI - Sr. presidente, quero cumprimentar todos os deputados e agradecer pela aprovação da Moção n. 0008/2011.
Quero fazer um destaque a esta moção, que foi aprovada no dia de hoje. Deputado Volnei Morastoni, nós, do Partido dos Trabalhadores, gostaríamos de não precisar apresentar matéria de tal natureza. Ela diz respeito à indicação do querido ex-deputado federal Cláudio Vignatti como diretor-presidente da Eletrosul.
Eu gostaria de fazer um destaque, especialmente por se tratar de uma grande liderança do estado de Santa Catarina, um quase senador da República, e tenho certeza de que muito bem representaria este estado e não somente os interesses do meu partido. Ele, acima de tudo, defenderia os interesses de Santa Catarina na luta para trazer conquistas a todas as cidades catarinenses.
E eu quero, na condição de ter sido sua parceira e uma pessoa que conviveu muito com o deputado Cláudio Vignatti, dar a minha demonstração de apoio neste momento e ao mesmo tempo manifestar indignação com relação, deputado Jailson Lima, ainda a esse processo de indefinição, incertezas e inseguranças.
Eu digo sempre que demoramos décadas para construir lideranças do quilate do deputado Cláudio Vignatti. Liderança esta que se construiu, a exemplo da sua trajetória de vida, na defesa do serviço público. Teve dois mandatos como vereador da cidade de Chapecó, onde foi líder do governo, dois mandatos extraordinários como deputado federal e poderia ser o nosso representante como senador da República catarinense.
Neste sentido tomamos a iniciativa de apresentar essa moção, porque todo esse processo de insegurança vai a cada dia sagrando essa liderança, como se toda uma história de vida de repente não tivesse importância alguma.
Isso é lamentável, e eu às vezes penso: você, que está na política, constrói uma carreira de ascensão bonita que sua história não desabona, mas, da noite para o dia, você passa a ser um cidadão comum. É uma injustiça para com a carreira do deputado Cláudio Vignatti.
Então, nesse sentido, fizemos questão de apresentar essa moção, que tem o apoio da bancada dos deputados estaduais do Partido dos Trabalhadores - e o próprio deputado Jailson Lima já conversou com vários deputados desta Casa, em especial com as lideranças dos partidos políticos.
Eu aqui também quero agradecê-los, em nome do deputado Darci de Matos, pela sensibilidade de fazer essa indicação.
Nós, como lideranças do PT, estamos sendo diariamente cobrados pelos prefeitos do DEM, PPS, PP, PMDB e PT, no sentido de que essa liderança tenha o seu lugar de destaque merecido. Também temos sido muito cobrados com relação à indicação por lideranças de entidades sindicais, de movimentos sociais, pelo conjunto de vereadores dos demais partidos políticos de diversas regiões de Santa Catarina.
Então, gostaria de dizer a quem está nos acompanhando nesta sessão e a todas as pessoas que acompanharam essa trajetória de que nós não podemos abandonar os companheiros, e não só os companheiros de sigla, mas os companheiros de luta, companheiros esses aliados na sua trajetória de vida e nos seus projetos futuros.
Portanto, é com muita alegria que faço essa manifestação, pois tive a oportunidade de trabalhar com o deputado Cláudio Vignatti na assessoria de seu mandato e a partir daí construir um processo maravilhoso que culminou com a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul, a segunda universidade federal de Santa Catarina.
Também tive a oportunidade ainda no ano de 2004 de fazer parte de sua campanha, como candidata à vice-prefeita na eleição da prefeitura de Chapecó. Claúdio Vignatti era candidato a prefeito e eu candidata a vice-prefeita.
Assim, quero dizer que minha trajetória de vida também se construiu muito tendo s.exa. como referência. E nós estamos desencadeando, a partir dessa moção de apoio aprovada por unanimidade na Assembleia legislativa, um movimento no estado todo em defesa da indicação do ex-deputado federal Cláudio Vignatti para ocupar esse posto na Eletrosul. E eu gostaria muito do apoio das pessoas que nos estão acompanhando através de e-mails e redes sociais, das entidades, das instituições, enfim, dos colunistas que têm demonstrado também atenção a esse tema, a essa figura simples, ousada e correta que muito nos orgulha no PT. Temos sentido que todos estão empenhados e farão justiça nesse movimento.
Então, eu quero agradecer aos deputados, em primeiro lugar, pelo singelo comportamento de fazer justiça com uma liderança que orgulha o estado de Santa Catarina. E tenho certeza de que muitos deputados que aqui estão, muitos prefeitos de todos os partidos e muitas lideranças apartidárias ou de diferentes partidos já procuraram esse deputado.
Eu estive várias vezes em Brasília por diversas vezes e encontrei prefeitos de todas as facções políticas elogiando sua atuação e tendo esse gabinete como referência. Assim como as diferentes entidades que buscaram o seu apoio, acima de tudo reconhecem o trabalho, o empenho, a dedicação e a forma de tratamento que esse deputado concedeu.
Portanto, nós queremos fazer essa homenagem, deputado Volnei Morastoni, da bancada estadual do PT, apoiada pelos demais deputados, e da mesma forma solicitar a todos que nos acompanhem, que integrem esse movimento para a indicação do ex-deputado federal Cláudio Vignatti a fim de que seja diretor-presidente da Eletrosul.
Tenho certeza de que na condição de presidente dessa magnífica estatal ele fará muitas e muitas melhorias aos municípios e trará, com certeza, muitos projetos. Mais do que tudo isso, tem o compromisso da presença não somente dos municípios de Santa Catarina, mas também do Paraná, do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso, que é a base de atuação dessa estatal.
Então fica aqui o registro, o agradecimento e, da mesma forma, a solicitação...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)