Pronunciamento

José Milton Scheffer - 114ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/12/2013
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Sr. presidente desta sessão, srs. deputados, pessoas que nos assistem nesta manhã pela TVAl, gostaríamos de nos reverenciar, hoje, nesta sessão, ao Dia do Extensionista Rural.
Todos nós conhecemos muito bem o trabalho da extensão rural em Santa Catarina, mas amanhã, em função da Lei Federal n. 12.386 e também da Lei Estadual n. 15.838, do ano de 2012, comemora-se o Dia Nacional do Extensionista Rural. É uma atividade que muitas vezes passa despercebida. Eu, como engenheiro agrônomo, sou extensionista rural e conheço, portanto, muito essa atividade em Santa Catarina e todo o trabalho que ela faz, vem fazendo e já fez no passado para a agricultura familiar dos pequenos produtores rurais. E amanhã será comemorado o Dia Nacional do Extensionista Rural. E para que todos possam ter conhecimento, as ações na área da extensão rural no Brasil foram institucionalizadas nacionalmente há mais de 50 anos.
O tema extensão rural está permanentemente em discussão tanto na academia, nas universidades quanto entre os formuladores das políticas públicas para o meio rural, bem como entre todos nós, extensionistas. A assistência técnica tem importância fundamental no processo de comunicação de novas tecnologias geradas pela pesquisa, pelas universidades, pelas estações experimentais e também de conhecimentos diversos essenciais ao desenvolvimento rural no sentido mais amplo possível e também, especificamente, ao desenvolvimento das atividades agropecuárias, florestais e pesqueira do nosso país.
O Brasil é, sem dúvida nenhuma, o celeiro mundial em termos de produção de alimentos e também de produtos florestais e tem na extensão rural um dos principais pilares.
Hoje, no Brasil, mais de 25 mil extensionistas rurais se fazem presentes em 5.320 municípios brasileiros, com atendimento a mais de 400 mil produtores familiares, chegando a 500 mil no total, incluindo médios e grandes agricultores. São agrônomos, veterinários, sociólogos, zootecnistas, economistas domésticos, assistentes sociais, engenheiros ambientais, técnicos agrícolas e outros tantos profissionais que levam informações técnicas a agricultores e cooperativas para melhoria da produção e qualidade de vida no meio rural, atuando ao lado dos produtores, apresentando inovações tecnológicas, prestando assistência para a produção e auxiliando o agricultor em seu crescimento, além de desenvolverem processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários, com foco predominante na agricultura familiar.
Vivemos hoje, no mundo todo, um processo de transformação movimentado pelo conhecimento, pela tecnologia. E se no passado a agricultura foi a alavanca do fomento, da produção agrícola, da revolução verde, de tantas outras atividades neste país, hoje ainda se constitui como instrumento muito precioso para o desenvolvimento. Assim é preciso que, da porteira para dentro, junto com o pequeno agricultor, levando o conhecimento gerado pela ciência nas universidades, nas estações experimentais, para que a nossa produtividade continue batendo recordes a cada ano.
Há pouco mais de dez anos o Brasil produzia 35 milhões de grãos. Hoje, a safra estará batendo no próximo ano a casa de 190 milhões de toneladas, sem aumentarmos a área plantada em um hectare a mais, apenas com a tecnologia. Conseguimos multiplicar por quatro a produtividade de grãos no país graças ao trabalho da extensão rural.
Por isso na atual conjuntura, tanto nacional quanto internacional, com a economia aberta e competitiva, a presença da Assistência Técnica e Extensão Rural no campo se torna uma necessidade imprescindível. O serviço da Assistência Técnica e Extensão Rural é estratégico e indispensável para o futuro da agricultura familiar. Sabemos que a eficiência e a competitividade, mesmo da pequena propriedade, são instrumentos que vão tornar viável a permanência do agricultor no campo.
Já acompanhamos o êxodo rural muito forte no Brasil, mas é preciso preparar os agricultores de hoje para a agricultura do futuro, sendo que a eficiência da atividade agrícola será essencial para que os agricultores possam viver com qualidade no meio rural.
É um profissional que atua ao lado dos agricultores familiares, prestando assistência técnica e auxiliando-os na superação de diversos obstáculos relacionados a serviços, burocracia e comercialização de produtos. São homens e mulheres que contribuem para o desenvolvimento da agropecuária, melhoria da qualidade de vida de famílias rurais e para as transformações sociais e econômicas de uma comunidade, cidade, estado e de um país. Ao extensionista rural, em especial ao catarinense, o nosso reconhecimento.
Parabéns!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)