Pronunciamento

José Milton Scheffer - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 09/07/2014
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER - Sr. presidente, srs. deputados, público que nos acompanha pela TVAL. Primeiramente, queremos cumprimentar o deputado Daniel Tozzo, que retorna a esta Casa e, da mesma forma, o ex-prefeito e colega de Tubarão, sr. Carlos Stüpp, tenho a certeza de que ambos poderão contribuir em muito com o engrandecimento desta Casa e na defesa dos interesses dos catarinenses. Também gostaria de saudar o deputado Ciro Roza, que tem estado permanentemente conosco.
Queremos nos irmanar com o sentimento do povo brasileiro pelo desempenho da nossa seleção que já trouxe tantas alegrias a todos nós, colocou o nosso país em evidência tantas vezes no cenário mundial do esporte, mas ontem, infelizmente, numa partida que será lembrada pelos próximos cem anos como o grande apagão da seleção brasileira, causou uma grande frustração e um sentimento de tristeza em nossa gente, que tinha e tem no esporte um veículo de alegria, integração. O futebol continua forte, tenho certeza de que todos os brasileiros e a seleção também darão esse exemplo e darão a volta por cima e, obviamente deverá haver uma reflexão grande para corrigir os erros. E o exemplo de ontem serve para todos nós, para o nosso dia a dia, pois muitas vezes achamos, vendemos a imagem de que somos realmente eficientes em alguma coisa e aí vem a realidade, deputado Daniel Tozzo, e mostra que não era bem assim como pensávamos.
Então, devemos estar preparados no dia a dia para todos os acontecimentos e saber que toda sociedade está evoluindo constantemente, como nos negócios, na ciência, na educação, na saúde e na área do esporte. Os países evoluem e aqueles que ficarem parados, ficarão para trás. Com isso, quero me solidarizar e lamentar o resultado de ontem da nossa Seleção na Copa do Mundo que acontece em nosso país.
Temos no Brasil bons exemplos a serem seguidos e notícias boas para serem comemoradas. A melhor delas é que agora no dia 5 de julho foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, que no Brasil é, sem dúvida nenhuma, um exemplo vitorioso e merece o aplauso e o reconhecimento de todos nós.
Por isso, no dia de hoje, quero ressaltar isso e dizer que as cooperativas representam a força das pessoas em torno de objetivos e sonhos comuns. Elas incentivam o empreendedorismo, criam oportunidades de negócios, asseguram a manutenção de empregos nas comunidades e promovem o crescimento das pessoas e de regiões em todo mundo, mas, especialmente, aqui em Santa Catarina, sendo que são mais de 1,5 bilhão de associados, pessoas que adotaram essa doutrina, essa organização do cooperativismo no mundo inteiro como meio de defesa de seus interesses.
Agora, em Santa Catarina temos quase dois milhões de pessoas, quase um terço da nossa população associada as nossas 254 cooperativas, que atuam em 13 ramos como o crédito, o agropecuário, o transporte de consumo, de infraestrutura, de serviços médicos e odontológicos, escolares entre outros. Por isso, neste Dia Internacional do Cooperativismo queremos aqui destacar as atuações das cooperativas e da população, de modo geral, que entende que este sistema traz benefícios aos seus membros e à comunidade em que estão inseridas.
E neste ano, para o orgulho de nosso estado, nove cooperativas catarinenses foram destaque no anuário Melhores e Maiores, da revista Exame, com as 1.000 melhores empresas do Brasil, sendo sete delas do ramo agropecuário, uma do transporte e uma da saúde. No Brasil, o sistema cooperativista foi contemplado em quatro ramos de atividade econômica: agropecuário, crédito, saúde e transporte.
O setor de agronegócio foi o que destacou o maior número de cooperativas de Santa Catarina. Isso não é novidade para nós catarinenses. A Aurora Alimentos de Santa Catarina foi escolhida a melhor empresa do país no ramo de aves e suínos. E isso nos orgulha, pois a organização dos nossos agricultores cresceu, trouxe frutos e destacou o nome da nossa gente e do nosso estado.
Na região sul, em número de vendas, entraram, também no ranking das 50 maiores empresas a Aurora Alimentos, a Cooperalfa, a Copercampos, a Copérdia, a AuriVerde, a Cravil do alto vale do Itajaí e a Cooperja, do extremo sul da cidade de Jacinto Machado. Elas foram também destaques na área do Agronegócio na revista Exame na publicação entre as 1.000 maiores empresas do nosso país.
Além disso, pudemos destacar os investimentos na formação profissional. Esse é um sistema que alia o que tem de bom do capitalismo com o socialismo, gerando retorno e também valorizando o trabalho, a confiança, a eficiência das pessoas e o treinamento da sua gente.
Apenas o sistema cooperativista catarinense por ano tem treinado mais de 130 mil pessoas, preparando, profissionalizando as pessoas para a competitividade. Por isso que as nossas cooperativas tem sido destaque a cada ano, graças a esse sistema de formação, de aprendizagem que é aqui em Santa Catarina capitaneado pelo Sescoop/SC, vinculado à Ocesc.
Por isso, os nossos parabéns e os nossos cumprimentos. Apenas no ano de 2013 beneficiou mais 132 mil pessoas aqui em Santa Catarina, em todas as regiões, aumentando de 2012 para 2013, deputado Daniel Tozzo, mais de 35% o número de produtores, de agricultores, de funcionários treinados pelo Sistema Cooperativista de Santa Catarina.
Os principais programas mantidos são a Cooperjovem, Mulheres Cooperativistas, Ações Diretas, Jovem Cooperativista, Jovem Aprendiz, Auxílio Educação, Ações Delegadas e Programas de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativistas.
É esse foco voltado ao aprimoramento e ao incentivo às cooperativas catarinenses que nos mostra o caminho do sucesso e do desenvolvimento em torno de objetivos comuns.
O Sistema Cooperativista deu certo, deputado Padre Pedro Baldissera, aqui em Santa Catarina e no Brasil, e une o sonho das pessoas, vencendo obstáculos.
Temos grandes cooperativas como a Cooperja, a Copersucar, a Copagro, de Tubarão, que faz um excelente trabalho na área da palmeira real e também do arroz, e orgulha a todos nós, pois gera emprego e somatiza o esforço dos agricultores melhorando a renda dessas famílias. Todas as cooperativas do nosso estado merecem, no Dia Internacional do Cooperativismo, o nosso aplauso, as grandes e também as pequenas cooperativas dos agricultores familiares, que também no dia a dia fazem a diferença, geram emprego e renda para todos os catarinenses.
Quero, como deputado pertencente à Frente Estadual do Cooperativismo, parabenizar e desejar sucesso a todas as cooperativas de Santa Catarina, do Brasil, e a todos os associados desse sistema de todo o Brasil.
Muito obrigado, sr. presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)