Pronunciamento

José Milton Scheffer - 002ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 05/02/2015
O SR. DEPUTADO MILTON HOBUS - Bom-dia a todos! Quero cumprimentar com muita honra o nosso vice-presidente da Casa, neste ato presidindo os trabalhos, deputado do alto vale do Itajaí, Aldo Schneider; quero cumprimentar todos os srs. deputados presentes, as sras. deputadas. E aqui vai um cumprimento especial aos visitantes que estão aqui hoje na Assembleia Legislativa.
Esta semana é a minha única de participação aqui no Parlamento catarinense. Depois, vou cumprir uma nova missão a convite do governador, sr. Raimundo Colombo. Inclusive, esta semana tive a honra de receber muitas visitas de lideranças de várias partes do estado.
Hoje, temos a honra de ter aqui o nosso vice-prefeito de Pouso Redondo, dr. Paulo César Voltolini, grande liderança da nossa região; temos aqui também o nosso prefeito em exercício de Meleiro, colega e amigo Beno, acompanhado do secretário de Agricultura do referido município, sr. Miguel Izé Rosa, e do vice-presidente do partido, sr. Celito Macarini. E temos aqui também a comitiva de Irienópolis, a prefeita Circe Neppel Sfair, a vereadora Cleusa Clarice, a vereadora Sandra Renate P. Maydl, a presidente da Câmara de Vereadores de Irienópolis. Temos aqui o nosso amigo e prefeito de Brunópolis, sr. Ademil Antônio da Rosa, o secretário da Agricultura, sr. Willi Valdemar Kern, e a secretária de Educação de Brunópolis, sra. Andreia.
Uso a tribuna no horário das Breves Comunicações, deputada Dirce Heiderscheidt, até para justificar que quando participamos de uma eleição como todos nós participamos, disputando uma vaga na Assembleia Legislativa, assumimos compromissos com a nossa população. E esse compromisso é poder representar bem os anseios e a vontade do povo de Santa Catarina e das regiões que representamos.
Fui prefeito de Rio do Sul por dois mandatos e eu não pensava que teria, na minha vida, deputado Maurício Eskudlark, a participação política como empresário que somos. Mas os desafios são lançados, e na época Rio do Sul merecia esse desafio, então, acabamos aceitando o desafio de ser prefeito de Rio do Sul.
Fui reeleito, em 2008, com a maior votação de Santa Catarina, com mais de 80% dos votos. E isso acaba fazendo com que as pessoas comecem a acreditar e a impor novos desafios. Por isso disputei a eleição para podermos defender a nossa gente. E quero fazê-lo. Com certeza retornarei a esta Casa durante os próximos quatro anos para cumprir também a minha missão legislativa, mas não deixarei, de jeito nenhum, de cumprir a minha missão de defender os interesses do nosso povo de Santa Catarina, principalmente a região do vale do Itajaí, onde tive mais de 70% dos 66.271 votos.
Vejo aqui também uma comitiva de Taió, com seus vereadores, e agradeço a todos pela presença.
Aceitei, deputado Manoel Mota, o desafio do governador Raimundo Colombo já em 2013, quando saí da prefeitura de Rio do Sul. Em 2011, passamos por uma grande catástrofe, mais uma grande inundação, em Rio do Sul, no vale do Itajaí e no nosso alto vale do Itajaí.
Diante disso tudo, o governador, no início do seu mandato, vendo toda aquela desgraça, com a cidade toda embaixo d´água, disse para mim que não poderíamos mais ficar esperando a próxima enchente, que tínhamos que agir. E a partir daí fomos juntos para o Japão, analisar o projeto da JICA.
Então, acabei aceitando o desafio de começar a organizar uma estrutura de proteção civil em nosso estado, a partir da decisão do governador, de transformar aquela pasta numa secretaria de estado. E os resultados os senhores conhecem. Mas o desafio é muito grande.
Depois, por uma determinação do nosso líder, deputado Jean Kuhlmann, de poder usar o espaço do partido, quero apresentar o grande projeto que temos idealizado, junto com o nosso governador Raimundo Colombo, para executar no estado de Santa Catarina.
Por isso, vou além da minha missão de deputado, de defender os interesses da nossa gente, do nosso povo. Ou seja, aceitei novamente esse desafio pela grandeza que ele representa, o que depois vou poder detalhar.
A vida nos impõe desafios constantes, e temos que estar preparados. Este momento da minha vida, eu sendo um cidadão que veio de baixo, da roça, que teve a oportunidade de ter uma experiência internacional, como já tive, que teve oportunidades de fazer transformações como prefeito, na cidade de Rio do Sul, seja na área da saúde, da educação, na área do emprego, do desenvolvimento, da transformação de uma cidade, na geração de oportunidades, acredito, deputado Manoel Mota, que mesmo não tendo a sua experiência de vida me sinto preparado para dar a minha contribuição para o estado de Santa Catarina.
O nosso estado é admirado por todos os brasileiros, por sua pujança, por sua diversidade econômica e cultural, deputado Serafim Venzon, v.exa. que vem da nossa querida Jaraguá do Sul. E nós somos muito iguais e ao mesmo tempo muito diferentes. E é isso que faz a pujança do nosso estado.
Vivemos hoje um momento de inquietude, deputado Leonel Pavan, que já foi senador da República, vice-governador. Vivemos um momento de transformação da sociedade brasileira, quando todos os políticos são vistos como a praga da nação. Essa é a grande verdade. Por isso, o nosso desafio e o nosso trabalho têm que ir muito além, deputado Dirceu Dresch, da expectativa da nossa gente.
Vivemos hoje um momento de transição política e econômica no mundo, com grandes reflexos na economia brasileira. A inquietude que se vê nas ruas se sente no setor empresarial, no setor produtivo, gerador de riquezas, que não consegue mais competir em condições de igualdade, em função do custo Brasil, que a burocracia e a tecnocracia tomaram conta, e passa ser impeditivo para que o povo possa livremente produzir e agir.
Vivemos num estado rico e maravilhoso, onde o governador Raimundo Colombo tem demonstrado uma garra muito grande e vontade para transformar. Inclusive, ele diz sempre que um dos maiores problemas do nosso estado é a burocracia. E é um dos grandes desafios de todos nós parlamentares, deputado Aldo Schneider, ajudar a combater a burocracia, a tecnocracia, deixando Santa Catarina mais leve, mais eficiente e melhor para todos os catarinenses.
Quero desejar ao meu amigo Luiz Fernando Vampiro, com quem terei a honra de dividir o gabinete nesses próximos quatro anos, um profícuo trabalho. E que todos nós, unidos, possamos fazer aquilo que o povo de Santa Catarina espera a partir da eleição do ano passado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)