Pronunciamento

José Milton Scheffer - 072ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 30/09/2020
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Explica sobre a sua participação na comissão de Finanças na presente data, e discorre sobre a fala do Secretário Paulo Eli sobre as finanças do Estado.
Comenta, também, que tem um grande respeito pela história política e administrativa do ex-Governador Luiz Henrique da Silveira, mas que pensa de forma diferente no que diz respeito às secretarias regionais. Naquele período viu várias escolas interditadas levarem quase um ano para a sua desinterdição.
Cita algumas escolas que aguardam reformas, hoje, pois há problemas estruturais grandes na Secretaria da Educação, um deles na área de projetos, e menciona a necessidade de contratar mais engenheiros para dar conta de projeto e de execução de obras estruturantes.
Comenta que a Secretaria da Educação tem feito um trabalho financeiro, principalmente na questão das aposentadorias, dos gastos com os inativos. Acrescenta que, com a tecnologia, não é necessário uma secretaria em cada microrregião, pois custa muito caro.
Fala sobre o Instituto CEPA, da Epagri, que subsidia todo o levantamento de dados para o planejamento agrícola e a criação de políticas publicas em Santa Catarina. Menciona que o Estado é uma referência ao dizer que ocupa a quinta posição como produtor nacional de alimentos. Ressalta que o citado instituto merece todo o reconhecimento devido sua atuação, e parabeniza pelos 45 anos de história e de trabalho em prol da agricultura catarinense.
Complementando sua fala, diz que é preciso somar esforços, na Assembleia, junto com hospitais, Governo do Estado, Secretaria da Saúde, Fórum Parlamentar Catarinense, no sentido de pedir ao Ministério da Saúde que habilite os novos leitos de UTI-Covid que já estão atendendo a população catarinense, e o governo estadual está bancando, porque a pandemia continua e os hospitais fizeram a sua parte para garantir que não falte leito nem atendimento. [Taquigrafia: Guilherme]