Pronunciamento

José Milton Scheffer - 117ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 16/12/2014
O SR. DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFFER - Sr. presidente, quero falar da importância desse projeto e também registrar a presença de lideranças do município de Santa Rosa do Sul que se fazem presentes, entre eles, o sr. Alex Bristot, que é economista e representa a Ordem dos Economistas de Santa Catarina, seccional sul do estado; o sr. Ariel Melo, que é da CDL Jovem de Santa Rosa do Sul; o Gilvago de Souza, que é presidente da CDL; Zequinha Machado, que é um dos pioneiros dos Polvilho Machado deste município e, da mesma maneira, o seu irmão, Jardilo Machado, e o Gilvan Simão de Carvalho, que é da cidade de Sombrio, mas que também representa àquela região.
Santa Rosa é o município que mais produz polvilho e subprodutos. A cultura da mandioca faz parte da nossa tradição desde a colonização de Santa Catarina, e todo o Litoral catarinense sobreviveu muitos e muitos anos graças a essa cultura. E em Santa Rosa do Sul se desenvolveu uma indústria focada nessa questão da gastronomia, da alimentação, que hoje gera algumas centenas de empregos nessa atividade, inclusive a cidade possui uma festa chamada Polvilhana, que tem como objetivo difundir os subprodutos do polvilho na gastronomia e nas questões culturais daquela importante cidade do sul do estado. Nós temos, hoje, muitas empresas nessa região, mas a principal cidade é Santa Rosa do Sul, que gera emprego na base da produção de alimentos de polvilho para diversos estados do Brasil. E essa denominação de Capital Catarinense do Polvilho tem como objetivo reforçar a questão desta atividade na cidade. Também quero aproveitar aqui para chamar a atenção do governo do estado, dos órgãos de pesquisa e de fomento do Sebrae, para essa atividade, que é gastronômica e está ligada à nossa cultura e ao turismo da região.
Por isso, esse assunto é muito importante, e peço o apoio dos nossos colegas deputados e deputadas para esse pleito.
E quero aqui agradecer a presença de todas as lideranças de Santa Rosa do Sul que aqui estão, ao vice-prefeito, aos vereadores, aos empresários que vêm buscar apoio a essa importante atividade, que faz do amido uma atividade geradora de emprego.
Por isso, fica aqui o pedido de apoio a esta Casa para a aprovação desse projeto.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)