Pronunciamento

José Milton Scheffer - 001ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 04/02/2015
O SR. DEPUTADO MILTON HOBUS - O SR. DEPUTADO MILTON HOBUS - Boa-tarde a todos! É uma honra para nós estarmos, pela primeira vez, ocupando a tribuna desta Casa.
Hoje foi um dia bastante intenso na Casa, e tive a honra de receber desde ontem a visita de lideranças vindas de todos os cantos do estado, principalmente da região do alto vale do Itajaí.
Quero aproveitar este momento para registrar a presença neste plenário do prefeito de Trombudo Central, Silvio Venturi, do seu assessor João Salles e da comitiva de Vidal Ramos, que está aqui presente, chefiada pelo presidente do PSD, vereador Almir Schmitz, dos vereadores José Luis Stolfi, Rodrigo Tabarelli, Lauro Backes, Ivonésio Heck, dos ex-vereadores Mário Machado, Odilmar de Souza e do nosso grande amigo, ex-prefeito de Vidal Ramos por dois mandatos, e fomos prefeitos contemporâneos, Nabor Schmitz.
Então, muito obrigado pelo carinho, pela presença.
Nobres pares, sei que vários deputados da nossa região têm trabalhado intensamente numa questão que é muito triste e relevante para nós, com relação ao alto vale do Itajaí, que está no centro geográfico do estado.
Ontem, ouvimos o governador citar uma das grandes virtudes do nosso estado, ou seja, o desenvolvimento e o empenho do agronegócio catarinense, que passa por toda a famigerada BR-470. Sabemos que o governo federal iniciou o processo de duplicação, que deve ir até Indaial, mas sabemos que não é o suficiente, porque quando ela estiver duplicada, com certeza, já estará defasada.
Por isso, estamos solicitando uma audiência no DNIT e também fazendo uma moção ao governador Raimundo Colombo, para que junto ao ministério dos Transportes consigamos trazer algumas medidas, mesmo que paliativas, para melhorarmos o fluxo e a segurança dos usuários da BR-470.
Hoje, deputado Natalino Lázare, não é somente Blumenau que demoramos para passar, pois em Apiúna é a mesma coisa. A cidade de Apiúna precisa de uma via paralela, e que a BR-470 saia do meio e Apiúna. Isso não é um bicho de sete cabeças para ser feito. Temos outras cidades, como Lontra que até hoje espera por uma rotatória. E todos os anos estamos contabilizando mortes, perdas de vidas. A cidade de Rio do Sul está na mesma situação. A cidade de Trombudo Central, do nosso prefeito Silvio, acompanhamos há mais de quatro anos a execução do projeto, com promessas e promessas, mas até hoje nada. E todos os anos mortes acontecem no trevo de acesso a Trombudo Central. Em Pouso Redondo, quem passa lá todos os dias sabe do problema.
Acredito que isso não seja um bicho de sete cabeças para o nosso governo federal. Acredito que é falta de vontade. Então, precisamos nos unir para que de fato aconteça a solução. Mas enquanto isso temos que fazer a nossa parte no estado de Santa Catarina, para melhorar essa situação e que o alto vale possa ter uma sobrevida diferente, não ser penalizado pela falta de investimentos estratégicos, porque estamos lá, asfixiados pela BR-470, e precisamos de investimentos que abram o alto vale, para que toda a população, de aproximadamente 300 mil habitantes, não fique dependendo exclusivamente da BR-470.
O Nabor que foi ex-prefeito de Vidal Ramos e toda a equipe do município estão aqui; o prefeito de Presidente Nereu também está aqui presente.
Srs. deputados, temos uma alternativa para tirar o fluxo da BR-470, qual seja, fazer a ligação Presidente Nereu/Vidal Ramos/Botuverá. Inclusive o governador já está pavimentando um trecho de Botuverá até Cavernas. São mais 50 quilômetros aproximadamente. Isso nos daria uma via alternativa para toda aquela população chegar ao litoral mais próximo mais rápido, sem depender da BR-470, eis que hoje demoramos mais de três horas para ir de Rio do Sul a Blumenau, o que não é mais admissível.
Então, ações estratégicas devem e têm que acontecer. A ligação do alto vale do Itajaí, do vale norte e do vale oeste com a BR-116, deputado Aldo Schneider, partem de projetos já encaminhados, já assumidos pelo governador. A ligação entre Rio do Oeste e Taió, a ligação entre Petrolândia e a BR-282 são obras estratégicas e importantes para que se possa ter de fato neste estado, que é o melhor estado do Brasil, o estado que mais cresce no país, mas que não tem, presidente Valmir Comin, não tem mais condição de crescer por falta de infraestrutura, por falta de mobilidade.
Então, não podemos ficar calados, omissos, esperando as indústrias irem embora, esperando o povo achar alternativa, porque fizemos o dever de casa.
O governo federal, responsável pelas vias federais em nosso estado, tem que de fato fazer a sua parte, para não asfixiar o desenvolvimento e o crescimento do nosso estado de Santa Catarina. Hoje vivemos uma falta muito grande de ações estratégicas com visão de longo prazo.
Deputado Gabriel Ribeiro, não podemos mais esperar o desenvolvimento chegar para depois corrermos atrás para resolver os problemas, para contabilizar os mortos. Temos que nos preparar para que, quando o desenvolvimento chegar a alguma região, tenhamos a infraestrutura mínima para dar suporte a isso.
Quero contar com v.exa., como empresário, deputado Luiz Fernando Vampiro, com quem terei a honra de dividir o gabinete nesse período em que estarei licenciado da Assembleia Legislativa. E falarei sobre isso amanhã, colocando para todos os colegas a nossa grande missão que o governador Raimundo Colombo nos passou, à frente da Defesa Civil.
Como empresário viajo à China e a várias partes do mundo há mais de 20 anos. E uma vez, percorrendo uma estrada no interior da China, passamos por uma cidade, deputado Aldo Schneider, que tinha lá alguns chineses, com uma vassoura de palha, varrendo o asfalto de uma estrada de quatro pistas, que não tinha trânsito nenhum. E indaguei ao chinês que estava comigo por que toda aquela infraestrutura bonita, se não tinha nada, se não ligava a lugar nenhum. E ele disse que fizeram a estrada porque o governo chinês queria incentivar a vinda de indústrias para gerar emprego para aquela região tão pobre da China.
Imaginem nós aqui no Brasil, nós em Santa Catarina, se tivéssemos trabalhando assim, deputado Aldo Schneider. Por isso, todas essas obras estruturantes que precisamos no estado de Santa Catarina, no nosso alto vale do Itajaí, não podem mais esperar, porque elas estão limitando o nosso desenvolvimento. E um estado que não se preocupa com isso com certeza o seu povo pagará o preço mais tarde.
O nosso governador sr. Raimundo Colombo tem um grande desafio. Sabemos que viveremos nesses próximos quatro anos o maior volume de obras da história de Santa Catarina, graças à sua competência, graças à sua visão. E precisamos aí incluir ações estratégicas, para que todo o nosso estado seja contemplado e possa estar cada dia melhor, para que possamos continuar a cada ano comemorando o crescimento acima da média nacional, comemorando a qualidade de vida, da renda do nosso povo acima da média nacional. Por isso, os investimentos estratégicos de infraestrutura são indispensáveis.
Então, quero agradecer a oportunidade e dizer, deputado Aldo Schneider, que vou ficar poucos dias e que amanhã estarei me manifestando sobre o objeto da minha saída desta Casa. Quero dividir com os colegas deputados essa grande missão, para poder, junto com os deputados aqui presentes, poder bem atender aos nossos municípios catarinenses que v.exas. aqui representam.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)