Pronunciamento

José Milton Scheffer - 008ª SESSÃO ORDINÁRIA

Em 23/02/2021
DEPUTADO JOSÉ MILTON SCHEFFER (Orador) - Presta solidariedade aos moradores de Chapecó e outras regiões do Estado pela crise agravada pelo coronavírus. Cita diversas regiões que estão em situação crítica de contágio da Covid-19, superando taxas acima de 90% na ocupação de leitos de UTI. Demonstra preocupação com a velocidade da transmissão do vírus, tendo em vista a alta demanda de internações em estado grave.
Parabeniza o Governo do Estado por ter se deslocado, com uma grande força tarefa, para o oeste catarinense, buscando juntamente com Prefeitos e lideranças regionais enfrentar o coronavírus e atender a população das regiões. Acrescenta que 165 novos leitos de retaguarda foram abertos, principalmente leitos clínicos, além da previsão de abertura de mais 110 leitos de UTI em diversas regiões do Estado.
Informa que a orientação aos hospitais de Santa Catarina é para o provisionamento de insumos, melhoramento na orientação e estrutura das redes frias para receber e armazenar adequadamente as vacinas. Conta que também iniciou-se o contato com os hospitais privados de Santa Catarina para verificar a possibilidade de expansão dos leitos de UTI. Enfatiza que o Governo do Estado tem trabalhando para não faltar insumos nos hospitais, além de estar fornecendo apoio logístico no transporte de pacientes em Santa Catarina.
Comenta que há um esforço para buscar o maior número de doses de vacina para o Estado, e acrescenta que o Secretário André Motta está de viagem à Brasília para solicitar apoio do Governo Federal.
Registra que, no atual momento, está acontecendo uma reunião com o Governador do Estado, Secretário de Saúde, Prefeitos das 30 maiores cidades de Santa Catarina e associações de municípios do Estado, na intenção de discutir medidas importantes no combate à Covid-19. Acrescenta que o Governo do Estado disponibiliza R$ 600 milhões para a ativação de leitos de UTI em hospitais particulares em Santa Catarina a partir do presente momento, além de disponibilizar 500 policiais militares para efetuar a fiscalização das ações de combate ao coronavírus.
Encerra o discurso, afirmando que deve haver união para que o vírus seja combatido. [Taquigrafia: Northon]